Banco de Alimentos amplia parcerias e inicia coleta no Tenda

O Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas inicia nesta sexta-feira, dia 30 de março, a campanha “Dia do Bem” no Atacado Tenda, unidade Dom Pedro. Funcionários do Banco vão estar entre 9 e 15 horas, abordando os clientes, informando sobre a campanha e solicitando doações de alimentos não perecíveis.

Os produtos arrecadados vão para o Banco - que funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) - passam por uma análise técnica e nutricional e são encaminhados a 105 entidades assistenciais de Campinas. Estas instituições atentem crianças, idosos, portadores de necessidades especiais, doentes, desempregados, entre outras pessoas em situação de risco social.

O Dia do Bem é uma campanha para arrecadar doações em supermercados realizada pelo Banco de Alimentos. A atividade já acontece uma vez por mês, há quatro anos, no Hipermercado Carrefour. “Este ano o Banco está buscando ampliar a rede de apoios. A nova campanha que vamos começar no Tenda é uma parceria fundamental para isso, além de viabilizar o aumento do volume coletado e do atendimento às entidades”, contou a coordenadora do órgão, Tânia Mara Evaristo Moumeso.

Educação nutricional

A coordenadora explicou que está abrindo novas parcerias também para ampliar as ações de educação nutricional do Banco de Alimentos. Segundo ela, além de buscar doações, é função do Banco realizar atividades educativas. “Este ano vamos focar nisso. Temos um trabalho com as estagiárias da Unip que visitam as entidades assistenciais oferecendo orientação e apoio desde o armazenamento até a manipulação dos alimentos e para o cardápio. Agora estamos em tratativas com outras organizações como Sesi e Sesc para aumentar estas atividades”, contou.

Outra ação que o Banco já iniciou para atingir este objetivo foi a parceria com o Ital. As profissionais das ONGs estão participando de uma oficina sobre combate ao desperdício de alimentos na Ceasa. A atividade tem quatro aulas, uma foi no dia 22 de março, haverá outras duas teóricas nos dias nos dias 22 de maio e 19 de junho e uma prática dia 26 de junho.

Nutricionistas da Ceasa também participam das campanhas que acontecem no Carrefour. Elas desenvolvem atividades educativas para os clientes durante o período que os voluntários e a equipe do Banco de Alimentos está fazendo a coleta de mantimentos. “Oferecemos orientação sobre alimentação saudável, produtos de época, manipulação de alimentos, etc”, disse.

Serviço

O Banco de Alimentos de Campinas é uma instituição de mobilização e parcerias que arrecada mantimentos e outros produtos em eventos, supermercados e empresas, além de desenvolver atividades educativas. As doações passam por análise técnica e são encaminhadas a 105 entidades assistenciais das cidade e beneficiam cerca de 45 mil pessoas. O órgão trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social e tem cadastro permanente de doadores e voluntários para ajudar nas campanhas que pode ser feito pelo telefone (19) 3746-1063 ou pelo e-mail bancodealimentos@ceasacampinas.com.br.