Banco de Alimentos de Campinas comemora onze anos

O Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas completou seu 11º aniversário com cerimônia que aconteceu na manhã da última sexta-feira, no auditório do Teatro Sesc. O evento reuniu autoridades, profissionais educadores das Instituições Sociais parceiras, representantes das entidades e parceiros.
 
Para Tânia Mara Evaristo Moumeso, coordenadora do Banco, o desafio é muito grande, pois trabalha a segurança alimentar dentro do município de Campinas. “Esse ano, de inovação, temos o trabalho em rede. Sesc, Sesi, secretaria de cidadania e inclusão social, Instituto de solidariedade (ISA), Alimentação Escolar de Campinas, Unicamp, Metrocamp, Unip. É um trabalho em rede em prol da segurança alimentar dentro do município”, comenta.
 
105 entidades assistidas
O projeto atende 105 entidades assistenciais dentro do município. O trabalho em rede proporciona um atendimento de qualidade para as entidades e evita o desperdício de alimentos. “Todos os dias, somos brindados com a presença de entidades para retirar doações tanto de hortifrúti como de não perecíveis. Esse trabalho esta conseguindo atingir o combate a fome e miséria dentro do município e também o trabalho de segurança alimentar”, completa a coordenadora.
 
Segundo a secretária de Cidadania e Assistência Social, o banco tem aprimorado as atividades, não só na busca de novos parceiros, mas também na relação com as pessoas. “Eu acho que as entidades, os beneficiários tem nos dado retorno da qualidade dos alimentos e de como isso chega em suas vidas”.
 
Representando o presidente da Ceasa, Mário Dino Gadioli, o diretor administrativo-financeiro José Afonso Bittencourt, comentou sobre a importância e o merecido crescimento do projeto. “Nós acreditamos muito nesse projeto. É um projeto que só tem a crescer e colaborar com aqueles que necessitam, e o banco tem feito a diferença,”.
 
Domis Vieira Lopes, diretor da Secretaria de Cidadania, enfatizou o enriquecimento do processo de segurança alimentar com o trabalho do órgão. “O banco de Alimentos enriqueceu o processo de segurança alimentar na cidade de Campinas. Nós temos bastante orgulho dessa ferramenta”.
 
De acordo com Carla Grazielle Rosa Tiago, gestora social da LBV, esses 11 anos de existência do Banco de alimentos representa uma grande alegria. “É uma parceria e tanto a que temos com o Banco de Alimentos. Quem dera se todas as pessoas tivessem a oportunidade de receber alimentos de tanta qualidade e que pudessem se alimentar com tantas vitaminas diariamente como as que são oferecidas à Legião da Boa Vontade. Temos muito a agradecer e que essa parceria continue sempre”. 
 
Palestra e Oficina
Os presentes assistiram a uma palestra ministrada pela Pesquisadora do ITAL, Márcia Paisano Soler, sobre o "Aumento da obesidade no Brasil e no mundo e suas consequências na saúde". Ela falou sobre a obesidade como doença de origem multifatorial; a combinação entre genética, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados.
 
A pesquisadora citou também possíveis problemas de saúde que podem ser causados pela enfermidade, como alterações cardíacas, entupimento das veias, diversos tipos de câncer, diabetes, alterações no pâncreas, vesícula entre outros; e deu dicas de como prevenir esse acometimento. “Uma alimentação saudável, especialmente para as crianças (Pois elas seguem os exemplos dos pais), fazer refeições em família, exercícios físicos em áreas ao ar livre, como andar, por exemplo”.
 
Em seguida a psicopedagoga e coordenadora da Casa do Conto de Americana, Cristina Lazaretii, realizou uma oficina com o título: Uma vida de qualidade (O teatro de fantoches como ferramenta de educação em alimentação e nutrição – formação para educadores).
 
De forma engraçada, a palestrante falou sobre a vida e deu conselhos a uma plateia envolvida e cativada. “É importante apreciar tudo o que temos. Valorizar a vida. Gente que ama a vida, atrai gente que ama a vida. É importante valorizar sonhos”.
 
Cristina apresentou aos convidados seu companheiro o “macaquinho” Tico, personagem trazido para o evento e comentou a importância da atividade lúdica para estimular crianças a adotarem uma alimentação saudável. No final do evento, foram distribuídos mimos doados pelo parceiro Unilever.
 
Sobre o Banco de Alimentos
O Banco Municipal de Alimentos funciona numa área dentro da Ceasa e é resultado de convênio com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. Fundado em 2003, o Banco arrecada produtos fora da Ceasa em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias.
 
Os alimentos coletados passam por triagem técnica e são entregues par