Banco de Alimentos de Campinas inicia trabalho em rede com 2 municípios

O Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas vai iniciar um trabalho em rede com outros dois Bancos de São Paulo: o de Jandira e o de Embu das Artes. O órgão já tem parceria com outros Bancos como o de São Paulo, da Ceagesp, e o da cidade de Hortolândia (SP). Na prática o trabalho em rede significa a troca de informações para atender demandas específicas ou distribuir para outras regiões doações recebidas em grandes quantidades. A ação conjunta também envolve atividades educativas e trocas de experiências.
 
“Quando recebemos uma doação que não é absorvida totalmente por Campinas, ligamos para os Bancos de Alimentos parceiros para ver quem pode e precisa destes alimentos. Eles também nos ligam e consultam nestas situações. O importante é que o trabalho em rede entre os Bancos fortalece os objetivos em comum que é levar os alimentos para as pessoas que estão em vulnerabilidade social e garantir o combate ao desperdício”, explicou a coordenadora do Banco de Campinas, Tânia Mara Evaristo Moumeso.
 
O trabalho em rede foi discutido durante o I Encontro de Bancos de Alimentos do Estado de São Paulo, em Jandira (SP), no dia 22 de novembro. No evento foram debatidas experiências e apresentadas as ações dos Bancos de Campinas, Embu das Artes e de Jandira, que sediou e idealizou o encontro. Também participaram autoridades locais, organizações não governamentais do município e colaboradores do Banco de Alimentos de Jandira. Em 2014 o Encontro vai ser realizado na cidade de Embu das Artes.