Banco de Alimentos de Campinas recebe prêmio Josué de Castro

 

O Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas recebe em São Paulo, nesta quarta-feira, dia 16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação - o prêmio Josué de Castro. A cerimônia de entrega acontece às 10 horas, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O órgão foi o quinto colocado em um projeto que desenvolveu em parceria com o Sesi de Campinas oferecendo cursos gratuitos de culinária saudável e aproveitamento integral de alimentos a profissionais de cozinha de 34 instituições de Campinas. Participaram das aulas 806 pessoas.
 
Foram quatro cursos oferecidos em 2012 na cozinha experimental da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) e no Sesi Campinas: “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, focando na utilização de talos, cascas e folhas; “Medida Certa: Obesidade”, foram elaboradas receitas com baixo teor de açúcar, sal e óleo; “Especial de Soja”, mostrou a importância da soja na alimentação com preparos criativos e “Especial de Natal" receitas saudáveis, práticas e de baixo custo para as refeições de final de ano.
 
Os organizadores acompanharam o aproveitamento e o perfil do público que participou dos cursos e estão dando continuidade ao trabalho a partir de sugestões destes participantes. Este ano o projeto está tendo continuidade com receitas e cursos sobre hipertensão, diabetes, segurança alimentar e receitas para a Páscoa e festas juninas.
 
O prêmio é promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-SP), órgão do governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de incentivar pesquisas e programas para a promoção da alimentação saudável e segurança alimentar e nutricional.Foram premiados 20 projetos em duas categorias: as melhores pesquisas científicas realizadas por universidades ou instituições de pesquisa públicas ou privadas de São Paulo; e os melhores projetos de política pública executado por órgãos públicos – também em São Paulo.
 
O nome do prêmio homenageia Josué de Castro, pernambucano, médico, geógrafo, sociólogo, político e escritor que foi um dos pioneiros no estudo da fome e suas causas. Josué foi indicado três vezes para o Prêmio Nobel da Paz. Escreveu diversos livros, entre eles o mais conhecido, Geografia da Fome (1965), que mapeou e pontuou as causas históricas da desnutrição do povo brasileiro.
 
Na cerimônia de premiação as ações vencedoras serão condecoradas com uma salva de prata e um certificado de reconhecimento do governo do Estado pelo trabalho realizado. A Secretaria de Agricultura fica na Avenida Miguel Stéfano, 3.900, em São Paulo.
 
Serviço
 
O Banco de Alimentos de Campinas funciona numa área da Ceasae é fruto da parceria do entreposto com a Secretaria Municipal de Cidadania Assistência e Inclusão Social. Ele arrecada produtos alimentícios fora do entreposto em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias. Os alimentos coletados passam por triagem técnica e são entregues para 105 entidades assistenciais de Campinas. Estas instituições atendem em torno de 45 mil pessoas em situação e risco social. Além disso, o Banco de Alimentos realiza trabalho educativo sobre aproveitamento de alimentos com cursos, palestras e outros. 
 
O Programa “Alimente-se Bem” do Sesi oferece cursos para ensinar receitas e técnicas de armazenamento, higienização, aproveitamento e congelamento de alimentos. A atividade mais difundida é o uso integral dos produtos, incluindo cascas, folhas e talos. O trabalho existe desde 2002 e surgiu a partir de pesquisa que mostrava o baixo consumo de hortaliças e frutas e a necessidade de educação nutricional no Brasil. O Programa conta com mais de 300 receitas e atende nos cursos em Campinas uma média de três mil pessoas por ano.