Banco de Alimentos distribui 3,2 toneladas arrecadadas em eventos

O Banco de Alimentos da Prefeitura distribuiu esta semana 3,2 mil quilos de alimentos arrecadados em eventos. Vão ser beneficiadas com estas doações 11 entidades assistenciais de Campinas cadastradas no órgão. Para a coordenadora do Banco, Elizabeth Chaves, esta mobilização da sociedade que se organiza para fazer campanhas "é um dos braços fundamentais que ajudam a fortalecer o trabalho e o atendimento às instituições".

 

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Campinas aproveita atividades como palestras e reuniões para coletar alimentos e envia ao Banco. Os alunos da Faculdade Anhanguera de (FAC) conseguiram quase duas toneladas de produtos. Faz parte da grade curricular dos alunos da FAC uma atividade de 40 horas mensais para a comunidade e este mês eles optaram pela captação de mantimentos e escolheram o Banco para receber.

 

Um quilo de alimentos também serviu para reduzir o valor da entrada na boate Base Lounge, de Campinas, na semana passada. O total arrecadado também foi para o Banco. "Eu como empresário acho que se cada um fizer um pouco podemos melhorar muito o mundo em que vivemos", observou Jack Gomes, o proprietário da casa noturna. Ele disse que nas festas especiais da boate procura fazer ações sociais. No ano passado arrecadou brinquedos. No dia 2 de junho a casa vai participar da Campanha do Agasalho de Campinas e que pretende fazer outras captações para o Banco.

 

A outra parte da entrega da semana foi dos produtos arrecadados durante a campanha mensal que é realizada pelo Banco de Alimentos na unidade Dunlop do Carrefour, em Campinas.  Em maio, a campanha foi no sábado, dia 8. Voluntários e funcionários do órgão abordam os clientes do supermercado falando do trabalho que o Banco realiza e pedem doações.

 

Serviço

 

O Banco de Alimentos funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) e tem como objetivo principal arrecadar mantimentos em empresas, supermercados e eventos. Os produtos doados que chegam ao Banco passam por triagem técnica e são distribuídos para 120 entidades assistenciais que atendem cerca de 45 mil pessoas em situação de risco social: crianças e jovens órfãos ou que não têm onde ficar quando os pais trabalham, idosos, deficientes físicos e mentais; portadores de HIV, dependentes químicos, entre outros. Este trabalho é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. O contato do Banco para quem quiser doar ou obter outras informações é o (19) 3746-1063, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O e-mial é bancodealimentos@ceasacampinas.com.br.