Banco de Alimentos e Ital oferecem curso de combate ao desperdício a ONGs

Todos os dias toneladas de alimentos são perdidos pelas condições de armazenamento, embalagem, manipulação inadequada e falta de planejamento na hora de cozinhar. E nas entidades assistenciais, onde a maior parte dos produtos vem de doações e atende a uma população em situação de risco social, evitar o desperdício é muito importante.
 
Pensando em auxiliar nesta tarefa, o Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), fizeram uma parceria e iniciam nesta quinta-feira, dia 22 de março, a oficina “Segurança alimentar, evitando desperdício de alimentos”. A atividade terá início às 14 horas, no auditório da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), onde funciona o Banco.
 
A oficina será ministrada pela pesquisadora de engenharia de pós-colheita do Ital, Márcia Paisano Soler, e pela nutricionista da Ceasa, Maria Helena Antonicelli. Serão três encontros, duas aulas teóricas – a outra será no dia 19 de junho - além de uma aula prática, no dia 26 de junho, que vai ser realizada na cozinha experimental do Departamento de Alimentação Escolar da Central.
 
A atividade é voltada para funcionários, cozinheiras e coordenadores das 105 entidades assistenciais de Campinas que são atendidas pelo Banco de Alimentos.
 
A Ceasa-Campinas fica na rodovia Dom Pedro I, km 140,5, em Campinas/SP.