Banco de Alimentos é tema de palestra para alunos da Puccamp

trat1.jpgIncentivar o voluntariado e a cidadania nas atividades de recepção de alunos como forma de combater ações violentas. Com este objetivo o Banco Municipal de Alimentos foi convidado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) a proferir palestras sobre seu funcionamento e atuação aos 1.300 estudantes que ingressaram este ano na faculdade. O trabalho faz parte do Projeto Operacional Ingressantes 2009 "Trote: Consequências e Novas Perspectivas", da Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna (Caci), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

 

A coordenadora do Banco de Alimentos, Elizabeth Chaves, falou com alunos de ciências humanas da universidade na quarta-feira, dia 18 de novembro, e vai conversar com outro grupo na noite desta quinta-feira, 19 de novembro. Ela apresenta informações de como são arrecadados os alimentos pelo Banco, sua triagem e a distribuição que é feita para 120 entidades assistenciais de Campinas beneficiando cerca de 45 mil pessoas. "Abordo também a experiência com trotes solidários de outras universidades onde foi feita uma parceria com o Banco para coletar alimentos e também das formas possíveis de participação no projeto como o trabalho voluntário em eventos, ações e campanhas de arrecadação", informou.

 

Segundo ela a receptividade tem sido tão grande que eles apresentaram propostas para a recepção dos novos alunos em 2010, a calourada, como a promoção de bailes cuja entrada seria um quilo de alimento. Professores que acompanham as palestras também se comprometeram a propor e incentivar ações neste sentido. Já foram realizados quatro encontros com os estudantes de cursos de exatas e de comunicação. Em dezembro devem ser realizadas palestras para os alunos das áreas de biológicas e administração. trat2.jpg

 

Além da palestra do Banco de Alimentos, a universidade está realizando outros debates com professores da casa dentro do Projeto Operacional, informou o assistente técnico da Caci, Rodrigo de Macedo Duarte. "A ideia surgiu a partir de levantamento e de discussões que a Pastoral Universitária realiza dentro da PUC Campinas. Estamos oferecendo aos alunos informações, abrindo debates como forma de estimular ações solidárias e cidadãs. É muito importante esta conscientização para a promoção de uma recepção solidária e construtiva dos estudantes ingressantes", avaliou Duarte.