Banco de Alimentos entrega 1,8 tonelada arrecadada em eventos

O Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas entregou nesta sexta-feira, dia 19 de outubro, 1.828,105 quilos de mantimentos arrecadados em sete eventos diferentes. Os alimentos foram distribuídos entre 17 entidades assistenciais e vão beneficiar mais de 4.300 pessoas entre crianças, jovens, doentes e portadores de necessidades especiais que são atendidos nestas instituições.
Os produtos recebidos são do Pedala Campinas, evento promovido pela TVB Record e Secretaria Municipal de Esportes; do Trote da Cidadania que é realizado pelos alunos da Unicamp; de doações do Supermercado Enxuto e da campanha de arrecadação do Campinas Bike Clube. Também foram distribuídas as doações coletadas entre os participantes no torneio de taekwondo de Campinas; dos jogos da Medley - equipe masculina de vôlei profissional e do “Dia do Bem”, campanha que acontece todo mês no Carrefour Dom Pedro.
Voluntária há 60 anos no Instituto Popular Humberto de Campos, Liddy Jürgenson conta que as doações são muito importantes para a manutenção da entidade. “Temos muitos gastos. Então o que recebemos de doações ajuda bastante até porque alimentação tem um custo alto”, comenta Liddy. O Instituto atende cerca de 200 crianças entre 6 e 10 anos de idade em período integral e fornece diariamente cinco refeições para cada uma. Também entrega cestas básicas às mães das crianças que mais necessitam.
Para a Fundação Orsa o apoio do Banco de Alimentos vai além das doações que recebe. “O que recebemos daqui complementa a alimentação das mais de 200 pessoas que atendemos mensalmente e que muitas vezes não têm isso em casa”, avalia a agente de desenvolvimento social da entidade, Thelma Cristina Scarlate.
Mas também são muito importantes, relatou ela, as ações de educação nutricional que o Banco de Alimentos oferece. “Aproveitamos os cursos e dicas para fazer receitas como bolos e tortas mais saudáveis, nossa cozinheiras participam bastante e temos palestras para as pessoas que atendemos”. A Fundação realiza oficinas culturais e cursos para geração de trabalho e renda.
Fortalecimento
O ato oficial da entrega dos alimentos reuniu na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) – onde funciona o Banco de Alimentos – representantes das entidades assistenciais beneficiadas e de promotores de alguns dos eventos; funcionários e a coordenadora do Banco Municipal de Alimentos, Tânia Mara Evaristo Moumeso e o secretário municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social de Campinas, Dimas Alcides Gonçalves.
“Esta atividade mostra o importante trabalho integrado da sociedade civil organizada que se mobiliza e consegue esta arrecadação. E também o fortalecimento das entidades e a consolidação do trabalho do Banco de Alimentos e da Secretaria de Cidadania“, avaliou o secretário.
O estudante de engenharia de controle de automação da Unicamp, Fábio Kelm, fez questão de participar da entrega. “Confiamos no trabalho do Banco de Alimentos, ele é um parceiro que já faz parte dos 10 anos de história do nosso trote”, ressaltou. Ele explicou que o Trote da Cidadania, realizada para receber os alunos novos no começo do ano, faz também ações de conscientização em outras épocas.
Os alimentos que coletaram foram doados pelos alunos em troca da caneca que distribuem para reduzir o consumo de copos de plástico nos restaurantes da Unicamp. “A ideia é cada um ter sua caneca e utilizá-la todos os dias. Desde que começamos a fazer esta ação o volume de copos plásticos usados diminui pela metade”, contou.
As entidades que receberam os alimentos arrecadados nestas sete atividades são: Abrigo Renascer, Lar Evangélico Alice de Oliveira, Grupo Comunitário Criança Feliz, Instituto Popular Humberto de Campos, Fundação Irmã Ruth de Maria Camargo Sampaio, Associação Beneficente Padre Israel Sossa e Casa da Criança Madre Anastácia. Também foram contempladas a Fundação Orsa, a Legião da Boa Vontade, a Associação Evangélica Assistencial, a Associação de Educação do Homem de Amanhã, a Creche Cantinho de Luz, o Centro Assistencial Vedruna, a Casa da Cidadania, a Associação promocional de Oração e Trabalho, a Obra Social São João Bosco e o Projeto Social Liberty.