Banco de Alimentos entrega 219 quilos de produtos ao Núcleo Assistencial e Educacional da Criança e do Adolescente

O Núcleo Assistencial e Educacional da Criança e do Adolescente (Naeca) recebeu na manhã desta sexta-feira, 17 de abril, 219 quilos de produtos como arroz, feijão, leite, fubá e extrato de tomate do Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas. A ONG, que funciona no distrito de Sousas desde 1991, atende 114 crianças de 6 a 14 anos.

 

"Fazemos um trabalho sócio-educativo onde oferecemos acolhimento infantil  e atividades como aulas de informática, panificação, artesanato, capoeira e dança folclórica, percussão e educação ambiental. Para participar do Núcleo a família tem que ter a criança matriculada na escola. No período em que ela não está estudando, fica aqui desenvolvendo estas atividades e fazendo inclusive os deveres de casa exigidos na escola", explica a administradora da ONG, Carla Renata Mamone.

 

Os alimentos do Banco e do Instituto de Solidariedade Alimentar (ISA), ambos funcionam na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), são  utilizados nas quatro refeições diárias que o Naeca fornece para as crianças atendidas. "Ficamos muito felizes com este apoio pois é difícil conseguir doações e muitos empresários aqui de Sousas já ajudam outras entidades. As refeições que oferecemos são fundamentais para estas crianças pois elas não têm isso em casa", informa Carla.

 

A carne e outros produtos complementares e mais caros que geralmente não são doados, são comprados pela presidente da entidade que faz este trabalho há 20 anos, a dona Ivany Barbosa Abreu. Ele fundou o Naeca, construiu a casa com a ajuda de empresários e tem planos ambiciosos. "Queremos construir mais duas unidades para atender jovens na faixa etária de 14 a 24 anos, justamente o período de maior vulnerabilidade na formação e futuro deles. Uma já foi iniciada numa área cedida pela Sanasa mas que precisa ser acabada e estamos em busca de parcerias para isso", explicou.

 

Como parte do trabalho de acompanhamento das ações da Ceasa-Campinas, o presidente da empresa, Demétrio Vilagra, acompanhou a entrega para conhecer a ONG, junto com o vereador, Sebá Torres. "Estabeleci um cronograma para participar e visitar o máximo de atividades possível da Ceasa. É muito importante este olhar e acompanhamento das ações em loco", avaliou o presidente. Para Vilagra, o trabalho do Banco de Alimentos é exemplar pois "numa ponta é um instrumento para atender a população mais carente em suas necessidades básicas de alimentação e na outra  combate o desperdício de alimentos que é muito grande no Brasil".