Banco de Alimentos entrega 3 toneladas de alimentos do Dia da Coleta

Diversas entidades assistenciais, que beneficiam diretamente 5.566 pessoas, receberam na tarde desta sexta-feira, 12 de novembro, 3 mil e 89 quilos de alimentos não perecíveis em uma ação promovida pela Companhia de Obras em parceria com o Banco de Alimentos, pertencente à Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa).

O projeto, que existe em Campinas desde 2007, tem como objetivo arrecadar alimentos em pontos estratégicos da cidade. Cerca de 200 voluntários, que atenderam o chamado do Banco, recolheram donativos no último sábado, dia 6 de novembro, entre 9h e 19h30, em cinco supermercados da cidade.

De acordo com Getúlio Menegazzo, coordenador de coletas na cidade de Campinas, a principal intenção desta ação, além de ajudar ao próximo, é despertar o sentimento de voluntariado na sociedade. "Nossa intenção é fazer brotar em todas as pessoas o sentimento de solidariedade em relação ao próximo. Muitas vezes doar um alimento é mais importante que um bem material".

A mesma opinião é compartilhada por Elizabeth Chaves, coordenadora do Banco de Alimentos, que destaca também a participação da Ceasa neste projeto. "É uma excelente fusão entre boa vontade e experiência de gestão e organização que leva a todas as pessoas que precisam de atenção um pouco de felicidade.

Os produtos serão recebidos por 24 instituições cadastradas na Secretaria da Cidadania e serão revertidos para crianças, idosos, jovens e desempregados. Vanessa Thomé, coordenadora do Lar dos Velhinhos de Campinas destaca a importância desta iniciativa. Com o fim do ano se aproximando, essas doações vem para nos dar a oportunidade de além de aumentarmos nossos estoques, criar um cardápio ainda mais variado para as refeições em nossa instituição".

Serviço

O Banco de Alimentos funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) - na Rodovia Dom Pedro I, Km 140,5 - e tem como objetivo principal arrecadar mantimentos em empresas, supermercados e eventos.

Os produtos doados que chegam ao Banco passam por triagem técnica e são distribuídos para 120 entidades assistenciais que atendem cerca de 45 mil pessoas em situação de risco social: crianças e jovens órfãos ou que não têm onde ficar quando os pais trabalham, idosos, deficientes físicos e mentais; portadores de HIV, dependentes químicos, entre outros.

Este trabalho é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. O contato do Banco para quem quiser doar ou obter outras informações é o (19) 3746-1063 (19) 3746-1063, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O e-mail é bancodealimentos@ceasacampinas.com.br.