Banco de Alimentos entrega 4 mil quilos de produtos às vítimas das chuvas em Santa Bárbara DOeste

Vice Campinas 006.jpgA Prefeitura de Campinas, por meio do Banco Municipal de Alimentos, entregou nesta quarta-feira, dia 5 de janeiro, 4 toneladas de alimentos e produtos de higiene pessoal às vítimas das chuvas de Santa Bárbara dOeste. Um caminhão do órgão saiu de Campinas por volta das 12h30 em direção à cidade acompanhado do vice-prefeito e presidente da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), Demétrio Vilagra.

Os produtos foram entregues na Prefeitura de Santa Bárbara. Foram enviados três mil quilos de alimentos - arroz, feijão, açúcar, óleo, macarrão, sal, leite, amido de milho, suco e panetone - e uma tonelada de produtos de higiene pessoal e limpeza como desinfetante, água sanitária, alvejante, amaciante, sabão em pó, detergente, limpa vidros e creme dental.

A entrega foi recebida diretamente pelo prefeito de Santa Bárbara, Mário Heins, que havia encaminhado solicitação de apoio à Prefeitura de Campinas. Também participaram da entrega das doações a presidente do Fundo Social de Santa Bárbara, Ana Lucia Luz; o secretário de Governo da cidade, Gilmar Margato; o coordenador da Defesa Civil da Região Metropolitana de Campinas, Sidney Furtado; o coordenador da Defesa Civil de Santa Bárbara d´Oeste, Marinho Gallo e o empresário Fernando Jorge Neves Figueiredo, da Idealax, empresa que doou os produtos de limpeza.Vice Campinas 002.jpg

Santa Bárbara dOeste enfrenta a maior enchente dos últimos 30 anos. Segundo a Defesa Civil da cidade, o Ribeirão dos Toledos chegou a ficar cinco metros acima do normal provocando diversos pontos de alagamentos e deixando famílias desabrigadas. ""Agradeço a toda população de Campinas e também ao prefeito Hélio de Oliveira Santos, ao vice-prefeito Demétrio Vilagra e ao Jorge por colaborar com a população barbarense nesse momento difícil vivido pelo município", disse o prefeito Heins.

RMC e Operação Verão

Segundo o vice-prefeito de Campinas os programas de segurança alimentar, como o Banco de Alimentos, participam da Operação Verão da Prefeitura e estão preparados para atender à população em casos de emergência na cidade e para prestar apoio a outros municípios. O Banco tem toda logística de arrecadação, análise, transporte e distribuição não apenas de alimentos, mas também de produtos de limpeza que são muito úteis nestas situações de enchentes, conforme Vilagra.

"Este apoio mútuo dos municípios é importante porque ajuda a amenizar o sofrimento das pessoas atingidas. Participo, pela Prefeitura de Campinas, do Conselho de Desenvolvimento da RMC onde sempre debatemos ações conjuntas em prol da região e esta é mais uma delas", explicou Vilagra. No ano passado o Banco de Alimentos auxiliou as cidades de São Luiz do Paraitinga, Capivari e estados do Nordeste com os desabrigados destas regiões.

A Operação Verão é coordenada pela Defesa Civil de Campinas e integra várias secretarias e órgãos da Prefeitura. O trabalho é intensificado neste período, mas atua o ano todo de maneira preventiva para reduzir o impacto das chuvas na cidade, principalmente com remoção e orientação de famílias de áreas de risco, construção e reforma de galerias, limpezas de beira de córregos e bocas de lobos, além de obras de infraestrutura.

Banco de Alimentos

O Banco Municipal de Alimentos funciona na Ceasa-Campinas e arrecada mantimentos em eventos, supermercados e empresas. As doações passam por análise técnica e são encaminhadas a 150 entidades assistenciais, beneficiando cerca de 45 mil pessoas. O órgão trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social e tem cadastro permanente de doadores e voluntários para ajudar nas campanhas de arrecadação que pode ser feito pelo telefone (19) 3746-1063 ou pelo e-mail bancodealimentos@ceasacampinas.com.br.