Banco de Alimentos entrega 5 toneladas doadas durante o Campinas Motoshow

red 1208 011.jpgSolidariedade e motociclismo andaram juntos na realização do 2º Campinas Motoshow, em julho.  Durante o evento - que reuniu na cidade mais de 30 mil pessoas de todo país -  foram arrecadados 5.180 quilos de alimentos como arroz, feijão, leite, macarrão, achocolatado e açúcar. As doações foram para o Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura e entregues oficialmente na manhã desta quarta-feira, dia 12 de agosto, na Casa da Criança Paralítica, uma das entidades beneficiadas com a arrecadação. Os mantimentos doados no evento atenderam um total de 2.476 pessoas de 13 instituições, além de 187 famílias.

"Estes alimentos vão ajudar nas refeições que fornecemos às 233 crianças e jovens atendidos aqui e principalmente as 87 famílias que recebem cestas regulares da entidade", informou o administrador da Casa da Criança Paralítica, Antônio Pedro Rodrigues. Para ele, além dos mantimentos é importante a integração de entidades do terceiro setor com grupos organizados que ajudam a divulgar o trabalho para as pessoas que precisam e a trazer novas parcerias. A instituição oferece atendimento para deficientes físicos com acompanhamento de profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, entre outras e faz ainda a inserção social e o acompanhamento na casa e nas escolas dos usuários.

Márcio Barbosa, presidente da entidade de motociclistas, Fraternidade Templários de Aço, uma das organizadoras do Motoshow, avalia que é fundamental buscar formas de ajudar a sociedade. "Viajamos e participamos de encontros no país todo. Queremos fazer uma festa de qualidade para marcar a cidade de Campinas como referência para o motociclismo, mas também gerando um benefício social", disse.  Segundo o secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Sinval Dorigon, é determinação do prefeito Hélio de Oliveira Santos que os eventos promovidos pela administração municipal tenham um cunho social. "Além de movimentar a economia da cidade, a rede hoteleira, os shoppings, conseguimos com esta coleta no evento beneficiar com alimentos milhares de pessoas", analisou.

Trazer os doadores para a entrega e para conhecer os atendidos e sua realidade são tarefas importantes do Banco de Alimentos, conforme sua coordenadora, Elizabeth Chaves. Ela explica que para manter e estabelecer novas parcerias é fundamental a transparência que o órgão oferece por meio de relatórios sobre o destino de todos os alimentos e também levando os doadores para verem de perto a grande necessidade e o trabalho que existe nas entidades.

Serviço

O Campinas Motoshow fez parte da programação de aniversário da cidade e foi  realizado pela Secretaria Municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo (SMCIST) e pela organização de motociclistas Bodes do Asfalto. Os participantes do evento, foram incentivados a doar dois quilos de alimentos não-perecíveis no próprio local. O Banco de Alimentos funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) e tem como objetivo arrecadar mantimentos em empresas, supermercados e eventos para doar a entidades assistenciais. O contato do Banco para quem quiser doar ou obter outras informações é o (19) 3746-1063, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h..