Banco de Alimentos entrega arrecadação de caminhada ecológica

rIMG_2794.jpgO Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas entregou nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, mais de 1 tonelada de produtos, na sede do órgão que funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). Foram distribuídos 770 quilos arrecadados durante 1ª Caminhada Ecológica do Circuito Fogueteiro-Friburgo e outros 300 quilos de pão, sopa, caldo e suco vindos de empresas parceiras do órgão na região. Três entidades assistenciais da cidade que atendem mais de 1 mil pessoas foram beneficiadas.

 

"Estas doações do Banco ajudam muito nossa entidade que consome cerca de cinco toneladas de alimentos por mês no atendimento a 130 famílias e 300 crianças", conta o diretor da Sociedade Beneficente Bezerra de Menezes, do Jardim Quarto Centenário.  A instituição oferece atividades pedagógicas, atendimento médico e odontológico a famílias que vivem na extrema pobreza e com pessoas doentes.rIMG_2816.jpg

 

O apoio também é bem-vindo à Obra Social São João Bosco. "O Banco nos dá uma ajuda substancial, pois podemos utilizar os recursos com outras muitas necessidades que temos", esclareceu o presidente da ONG, Tetuo Koga. Só a unidade do Vida Nova, que recebeu a doação da caminhada, atende 500 crianças e jovens oferecendo cerca de 900 refeições por dia, conforme senhor Koga. A Obra oferece atividades recreativas, esportivas e culturais no horário posterior às aulas das crianças e cursos profissionalizantes de elétrica, hidráulica e de pedreiro, além da parceria com o Ceproccamp para outros cursos.

 

O presidente da Ceasa-Campinas, Nivaldo Dóro, presente na entrega, agradeceu a iniciativa da Secretaria de Comércio que promoveu a caminhada ecológica com campanha em prol do Banco e lembrou da importância desta soma de esforços "para minimizar a necessidade de quem precisa de auxílio para garantir seu direito à alimentação". Dóro, que também é presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Campinas (Comsea), falou da importância da atuação do Banco de Alimentos para esta mobilização social.

 

Caminhada

 

A caminhada foi realizada no dia 31 de julho pela Secretaria Municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo e coletou um quilo de alimento entre os mais de 800 inscritos. O trajeto de cerca de 6,5 quilômetros liga os dois bairros localizados na zona sudoeste da cidade e é mais uma das atividades da Secretaria que busca incentivar e desenvolver o turismo rural.

 

"Esta foi a primeira caminhada naquela região bucólica, com grande importância cultural de produtores de origem suiça e alemã e nos surpreendemos com a grande participação. Esperávamos umas 300 inscrições e recebemos quase 900", informou o secretário de Comércio, Rui Rabelo, que também esteve na entrega do Banco de Alimentos.

 

"Fiz questão de acompanhar esta entrega, pois é importante ver de perto este importante trabalho das entidades assistenciais". O secretário disse que sempre conta com a parceria do Banco de Alimentos para aliar as ações de sua pasta com objetivos sociais e adiantou que pretende ampliar as atividades de turismo rural envolvendo além de Sousas e Joaquim Egídio e de Friburgo e Fogueteiro, o distrito de Barão Geraldo e o bairro Carlos Gomes.

 

Serviço

 

O Banco de Alimentos de Campinas tem como objetivo coletar produtos em empresa e eventos. Os alimentos arrecadados passam por triagem técnica e são distribuídos entre 120 entidades assistenciais da cidade. O órgão realiza o trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. Para outras informações sobre o Banco o contato é o telefone (19) 3746-1063 ou pelo e-mail bancodealimentos@ceasacampinas.com.br.