Banco de Alimentos entrega doações da Caminhada de Sousas

en04.jpgTrês entidades assistenciais de Campinas que atendem cerca de duas mil crianças e adolescentes começaram a receber nesta quarta-feira, dia 30 de setembro, os 984,9 quilos de alimentos arrecadados durante 6ª Caminhada Ecológica de Sousas e Joaquim Egídio. Iniciativa do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo (SMCIST), a Caminhada, realizada no dia 20 de setembro, foi sucesso de público e de arrecadação. As doações dos mais de 900 inscritos dobraram em relação ao ano passado e foram encaminhadas ao Banco Municipal de Alimentos que funciona Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) para triagem e distribuição posterior às entidades.

O vice-prefeito de Campinas e presidente da Ceasa, Demétrio Vilagra, e o secretário municipal de Comércio, Turismo, Indústria , Serviços e Turismo, Sinval Dorigon, participaram da entrega  em uma das instituições beneficiadas, o Centro Comunitário Irmão André (Cecóia), em Sousas, na tarde de hoje. O Centro recebeu 343,5 quilos da arrecadação total de produtos como feijão, arroz, óleo, leite, macarrão e outros. Segundo a diretora da entidade, Maria Betina Lacombe de Castro, os alimentos vão para as 261 crianças e jovens de 6 a 24 anos atendidos na unidade.

en02.jpg"Oferecemos apoio às crianças fora do horário escolar com várias atividades e buscamos um trabalho integrado também junto as suas famílias. Estes alimentos nos ajudarão a colocar na mesa as 210 refeições que servimos por dia", informou ela. O restante da arrecadação foi dividido entre a Casa da Criança Luz do Amanhecer, que atende 68 crianças, e a Associação Presbiteriana de Ação Social (Apas), que oferece apoio a 499 jovens.

O vice-prefeito lembrou a importância da rede social das entidades assistenciais na união de forças junto com o poder público para oferecer atendimento às pessoas em situação de risco social. "Os projetos de segurança alimentar da prefeitura distribuíram em 2008 quase 6 milhões de quilos de alimentos. Este trabalho é possível pois a população se mobiliza e é solidária e porque entidades como o Cecóia complementam este apoio", avaliou.

Para o secretário Dorigon a participação tem se destacado nas ações da pasta. "Todos os eventos da ad administração municipal têm que ter também uma diretriz social e a arrecadação de alimentos tem se mostrado muito positiva porque contamos com a estrutura e logística do Banco de Alimentos. Percebo que a sociedade tem cada vez mais uma participação ativa não apenas nas atividades mas também no aspecto social. A gente pediu um quilo, mas muitos trouxeram mais", disse.

en01.jpg











en03.jpg