Banco de Alimentos envia doações a desabrigados de Capivari e São Luiz de Paraitinga

red150110 059.jpgA pedido do prefeito, Hélio de Oliveira Santos, Campinas viabilizou uma ação humanitária para ajudar as vítimas das chuvas nos municípios de Capivari e São Luís de Paraitinga, ambas no estado de São Paulo. Por meio do Banco de Alimentos, que funciona na Ceasa-Campinas, foram enviados aos dois municípios quatro toneladas de alimentos e 20 toneladas de produtos de limpeza e de higiene pessoal. Além destes, Campinas enviou também água e 200 colchões.

As doações saíram de Campinas em duas carretas no sábado, dia 16 de janeiro. Dr. Hélio manteve contato com a prefeita de São Luiz de Paraitinga, Ana Lúcia Bilard Sicherle e com o prefeito de Capivari, Luis Donisete Campaci, para informar a contribuição que a cidade pode dar neste momento para amenizar o sofrimento das famílias atingidas pelos temporais.

De acordo com o vice-prefeito, Demétrio Vilagra, os produtos alimentares e de higiene foram obtidos pelo Programa de Segurança Alimentar de Campinas, gerenciado pela Ceasa, com o apoio de outros órgãos do governo municipal e de entidades assistenciais. Eles foram conseguidos por meio de doações feitas pela iniciativa privada e a população.

Conforme o coordenador de Comunicação, Francisco Lagos, as quatro toneladas de alimentos não-perecíveis, como arroz, feijão, açúcar, farinha de mandioca e de milho, entre outros, foram doações feitas por pessoas que participaram do Roteiro Turístico que integrou a programação do Natal de Paz, Natal Azul.

Conforme a coordenadora do Banco de Alimentos da Ceasa, Elizabeth Chaves, entre os produtos de higiene constam sabonetes, sabão em pó, detergente, shampoo, condicionar de cabelo e desodorantes. Os 200 colchões foram adquiridos e doados pela Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública.

As fortes chuvas que caíram em Capivari no final do ano passado, elevaram o nível das águas do rio Capivari, deixando mais de três mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. O município de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo, ficou praticamente submerso por causa das chuvas do primeiro dia do ano, e teve cerca de 80% do centro histórico destruído.

Segundo do diretor do Departamento de Defesa Civil de Campinas, Sidney Furtado, Campinas já havia doado para o município de Capivari 150 colchões no final do ano passado. "Agora, o prefeito repete este nobre gesto de solidariedade com aquelas pessoas que sofrem com os problemas causados pelas chuvas, doando, não só mais 100 colchões para Capivari como também para o município de Paraitinga", completou.