Banco de Alimentos estimula hábitos saudáveis com palestras para crianças

“Aprender mais sobre os alimentos, estimular hábitos saudáveis e prevenir doenças futuras”. Com esta missão, o Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas que funciona na Ceasa, realizou, na quarta-feira, 12 de março, intervenções socioeducativas na instituição Legião da Boa Vontade (LBV).
O responsável pela ação foi o estudante de nutrição e estagiário do Banco, William dos Santos  Franco. Assuntos como higiene, limpeza, uso de uniforme, organização, cuidados com os alimentos e seu armazenamento, uso de alguns alimentos como o óleo e o sal, orientações sobre os índices de obesidades e doenças causadas pelo consumo excessivo de alimentos foram abordados.
De acordo com Maristela Jorge Garcia de Souza, psicóloga da Legião da Boa Vontade (LBV), o estagiário também realizou intervenções socioeducativas, especialmente sobre transtornos alimentares com grupo de crianças e adolescentes. “Esse trabalho teve enfoque preventivo, pois o estagiário abordou o tema explicando e demonstrando através de material visual. Ele falou sobre a bulimia, anorexia, uso de suplementos alimentares e obesidade, bem como suas consequências no corpo”, conta.
A parceria entre as instituições é de grande importância porque é através dela que mudanças substanciais são verificadas na alimentação e educação de crianças. “O estagiário da Ceasa-Campinas tem gerado grandes mudanças positivas de hábitos alimentares, trazendo conscientização sobre o uso dos alimentos e os cuidados para consumi-los. Esse processo ocorreu desde a equipe de trabalho até com os educandos e, indiretamente, com suas famílias”, comenta a psicóloga.
Para, William, o ofício tem contribuído positivamente em sua formação acadêmica. “A experiência tem possibilitado vivenciar a realidade nas entidades assistidas. Esse fato me ajudou a desenvolver, na prática, o que minha futura profissão exige; além de entender as diferentes necessidades de cada pessoa”, comenta.
“A Ceasa participa ativamente em nossos atendimentos, fornecendo alimentos de ótima qualidade que nos ajuda e muito fornecendo variedades de hortifrútis que contribui para uma alimentação saudável das nossas crianças. São 400 crianças sendo beneficiadas diariamente”, acrescenta Carla Grazielle Rosa Tiago, gestora administrativa social da LBV – unidade Dic.
Serviços:
O Banco Municipal de Alimentos funciona numa área dentro da Ceasa e é resultado de convênio com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. Fundado em 2003, o Banco arrecada produtos fora da Ceasa em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias.
Os alimentos coletados passam por triagem técnica e são entregues para 105 entidades assistenciais de Campinas, cadastradas e acompanhas pela Secretaria de Cidadania. Estas instituições atendem em torno de 45 mil pessoas em situação de risco social: crianças, jovens, desempregados, idosos, deficientes, dependentes químicos, etc.
O Banco combate o desperdício de alimentos. O órgão recebe doação de alimentos que poderiam ser descartados por estarem com validade próxima ou outro risco de desperdício - mas que estão com qualidades nutricionais preservadas e aptos para o consumo humano - que são rapidamente distribuídos e consumidos. O Banco assume a responsabilidade dos produtos doados e presta contas ao doador sobre o destino dos mesmos.