Banco de Alimentos faz parceria com escola para projeto de alimentação saudável

Você sabia que dos 400 gramas de um achocolatado em pó, 300 são de açúcar? E que enquanto é recomendado para uma criança no máximo 3g de sal, 20g de açúcar e 12g de gordura por dia, um saquinho de 175 gramas de batata industrializada tem 2,25 g de sal e 68g de gordura; e uma embalagem de 120ml de néctar de frutas contém 25 gramas de açúcar?
Para mostrar essas e outras informações sobre alimentação, a nutricionista do Banco de Alimentos da Prefeitura de Campinas, Bruna Saleh De Angelis, ministrou três palestras na Escola Comunitária de Campinas para alunos do 3º ano do ensino fundamental I, na última quarta-feira, dia 12 junho. O convite veio da escola que firmou uma parceria com o Banco para o projeto de estudo do meio sobre o assunto.
Em contrapartida às palestras e como atividade do projeto, os alunos vão realizar uma campanha no Colégio para arrecadar produtos alimentícios não perecíveis para o Banco de Alimentos. A campanha vai até o dia 26 de junho e haverá uma entrega oficial dos alimentos no dia 27 de junho. Os estudantes vão fazer cartazes e circular nas salas de aula divulgando a atividade.
Há cinco anos os alunos participam de visitas monitoradas na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) dentro do trabalho escolar de acompanhamento do caminho dos alimentos.
“Este ano resolvemos ampliar. Além da palestra para os alunos buscarem uma alimentação mais saudável, direcionamos também para uma reflexão sobre as pessoas que não têm respeitado o direito de se alimentar”, explicou a professora Ana Luísa Domene.