Banco de Alimentos participa do 1º Fórum Intersetorial de Segurança Alimentar em São Paulo

O gerente do Banco Municipal de Alimentos, Osvaldo Vancini, participou no último sábado (09/12) do 1º Fórum Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional e Entidades Sociais, em São Paulo. Ele falou sobre a experiência bem-sucedida do Banco de Alimentos, que funciona dentro da Ceasa Campinas e é operacionalizado pela central de abastecimento. Vancini também representou a diretoria da Ceasa.

“Nosso objetivo foi levar ao conhecimento das entidades de São Paulo, ao Banco de Alimentos da capital e à ONG Banco de Alimentos o trabalho e a operacionalização do nosso Banco de Alimentos de Campinas, que conta com apoio total da Ceasa”, disse Vancini. “Foi uma troca de experiências relevante e um aprendizado para melhorar nosso trabalho”, completou.

 

 

O fórum foi promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de São Paulo e foi realizado na manhã de sábado, na Câmara Municipal da Capital paulista. Durante o evento, foram abordados temas como o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), dos bancos de alimentos e as ações da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo na perspectiva da segurança alimentar e nutricional, entre outros.

Além da Ceasa Campinas e do Banco de Alimentos, participaram das discussões a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP), a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-SP) e a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo.

 

Sobre o Banco de Alimentos

Considerado uma referência nacional, o Banco Municipal de Alimentos funciona numa área dentro da Ceasa Campinas e é resultado de convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar. Fundado em 2003, o Banco arrecada produtos fora da Ceasa, em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias. O Banco atende hoje a 120 entidades cadastradas e cerca de 27 mil pessoas.