Banco de Alimentos promove campanha em Hipermercado

O Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura – que funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), promoveu nesta quarta-feira, cinco de fevereiro, campanha para arrecadação de produtos no Hipermercado Carrefour, unidade Norte-Sul.
Os donativos serão distribuídos à entidades assistenciais cadastradas. Segundo o gerente do Hipermercado, a ação é uma forma prática de doar a quem precisa. “Quando soube do trabalho do Banco de Alimentos, me interessei. As ações deixam o dia na loja mais alegre para nós e para os frequentadores”, afirma.
A iniciativa contou com o trabalho de voluntários, divididos em turnos. Para José Monteiro dos Santos, almoxarife, esse tipo de trabalho é essencial. “Eu acho muito importante beneficiar as pessoa em situação de vulnerabilidade social. Me sinto bem com esse trabalho voluntário”, comenta.
“É um trabalho importante por vários motivos: trabalhar a solidariedade das pessoas, o desperdício de alimentos, a prática de doação e a educação nutricional. Além disso, hoje estamos trabalhando também a organização da geladeira junto aos clientes”, explica Elmis Santos, nutricionista do Banco de Alimentos.
Serviços:
Banco Municipal de Alimentos funciona numa área dentro da Ceasa e é resultado de convênio com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. Fundado em 2003, o Banco arrecada produtos fora da Ceasa em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias.
Os alimentos coletados passam por triagem técnica e são entregues para 102 entidades assistenciais de Campinas, cadastradas e acompanhas pela Secretaria de Cidadania. Estas instituições atendem em torno de 45 mil pessoas em situação de risco social: crianças, jovens, desempregados, idosos, deficientes, dependentes químicos, etc.