Banco de Alimentos promove oficina de gastronomia para cozinheiras

O Banco de Alimentos de Campinas, em parceria com a faculdade DeVry Metrocamp, realizou nesta segunda-feira (18/09) uma oficina de gastronomia para 32 cozinheiras das entidades assistidas, com foco no combate ao desperdício de alimentos. A aula teve como produto principal a banana verde. As cozinheiras aprenderam quatro receitas diferentes para aplicarem no dia a dia das entidades.

A oficina foi idealizada pela equipe de nutricionistas do Banco de Alimentos, que prepara um livro de receitas com enfoque no tema “aproveitamento integral dos alimentos”, afim de combater o desperdício dos alimentos utilizados nas entidades.

 

 

A professora do curso de nutrição da DeVry Metrocamp, Mariza Faria, falou sobre a parceria com o Banco de Alimentos de Campinas. “Essa parceria surgiu durante o estágio das alunas da DeVry Metrocamp no Banco de Alimentos, e atende à necessidade tanto do Banco de Alimentos como das alunas, aliando também a gastronomia. É um curso para as cozinheiras de entidades assistidas pelo Banco de Alimentos, visando o mínimo desperdício possível e agregando o leque de receitas com as dicas do pessoal da gastronomia”, disse.

A oficina teve o formato de aula de gastronomia e foi ministrada por uma das professoras do curso superior de Gastronomia, oferecido pela unidade de ensino. “Nós trabalhamos com o aproveitamento integral da banana, que é muito interessante pois muitas vezes a banana é descartada por acharem que está verde ou muito madura, e nós iremos mostrar que existem diversas possibilidades para o uso desse alimento”, comentou Carolina Rondello, professora de gastronomia na DeVry Metrocamp.

A equipe de nutricionistas do Banco de Alimentos elaborou quatro receitas: brigadeiro de biomassa da banana verde, bolo de banana com casca de banana, caponata de casca de banana e macarronada com vinagrete de casca de banana.

“Nós pensamos em fazer esse curso, pois temos recebido alguns produtos em grandes quantidades, principalmente a banana, que foi o foco desse curso. É uma forma de orientação de como aproveitar integralmente o produto, não apenas a polpa, mas também a casca. Nossa intenção foi de mostrar novas receitas para que elas (cozinheiras) façam novas receitas”, comentou Bruna de Angelis, nutricionista do Banco de Alimentos de Campinas.

 

 

 

Sobre o Banco de Alimentos

O Banco Municipal de Alimentos funciona numa área dentro da Ceasa Campinas e é resultado de convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar. Fundado em 2003, o Banco arrecada produtos fora da Ceasa, em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias. Mais informações pelo telefone (19) 3746-1477 ou pelo e-mail bancodealimentos@ceasacampinas.com.br.