Banco de Alimentos promove palestra dentro das comemorações dos seus 10 anos

O Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas organizou uma palestra no dia 22 de maio, dentro da programação que marca os 10 anos de existência do órgão. O evento aconteceu no auditório da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) – onde funciona o Banco – e reuniu profissionais e dirigentes da entidades assistenciais da cidade.
 
O presidente da Ceasa, Mário Dino Gadioli, abriu o evento lembrando a importância dos programas de sociais alicerçados na empresa para a segurança alimentar de Campinas. “Além do Banco de Alimentos, na Ceasa funciona uma ONG, o ISA, que coleta 300 toneladas de frutas, verduras e legumes por mês e doa a famílias e entidades. Aqui também fazemos a logística que garante todos os dias 238 mil refeições na alimentação escolar das crianças da cidade”, completou o presidente.
 
Os presentes assistiram a uma breve apresentação sobre esta história de 10 anos do Banco de Alimentos, com a coordenadora do órgão Tânia Mara Evaristo Moumeso. Os funcionários do Banco foram homenageados e houve ainda sorteio de prêmios como micro-ondas e lavadoras de alta pressão doados pela Unilever, empresa parceira do órgão.
 
Em seguida a nutricionista do Sesi, Adriana Dalpoz, proferiu uma palestra sobre "Armazenamento e conservação de frutas e hortaliças". Ela falou sobre o conceito de saúde e da importância de uma alimentação segura e saudável. O diretor da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Domis Vieira Lopes, também participou do evento representando a secretária da pasta, Jane Valente.
 
Ampliação
 
Ainda dentro da programação de aniversário, o Banco de Alimentos promove cursos gratuitos de alimentação saudável na unidade móvel do Sesi, que será instalada na Ceasa. Serão quatro tipos de curso entre 11 de junho e 5 de julho. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (19) 3746-1063 ou no site www.ceasacampinas.com.br.
 
O Banco também vai marcar a data com o lançamento da pedra fundamental das obras de seu novo prédio na Ceasa e será quatro vezes maior que seu tamanho atual. A verba para a ampliação já foi aprovada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Este evento deve acontecer em julho, juntamente com as comemorações do aniversário de Campinas.
 
15 mil toneladas
 
Em 10 anos, o Banco de Alimentos de Campinas arrecadou e distribui de graça cerca de 4 milhões de quilos de alimentos, o equivalente a R$ 18 milhões. Contando com as cestas básicas - da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS) que o Banco distribui - são mais de 15 milhões de quilos de alimentos doados, ou R$ 39,6 milhões, em uma década de existência do órgão.
 
45 mil beneficiados
 
O Banco de Alimentos foi criado pela Prefeitura de Campinas, em 2003, para combater a fome e o desperdício de alimentos. Ele arrecada produtos em eventos, supermercados, empresas e por meio de parcerias e também promove atividades de educação alimentar.
 
O órgão ajuda mais de 45 mil pessoas em Campinas a ter acesso ao seu direito mais básico: o de se alimentar. Estas pessoas são atendidas pelas 102 entidades assistenciais da cidade que recebem os produtos arrecadados pelo Banco e que estão em situação de risco social.