Banco de Alimentos recebe 240 toneladas de feijão e suco doa também para outras cidades

redImagem 013.jpgO Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura iniciou a distribuição de 240 toneladas de produtos que começou a receber na semana passada. São 82 mil quilos de feijão vindos da parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) - 20 toneladas já recebidas e 62 que estarão chegando durante o mês de junho -  e 158 mil litros de suco doados por uma empresa da região.  Esta semana os alimentos estão sendo entregues para mais de 100 entidades assistenciais de Campinas cadastradas no órgão e para 12,5 mil famílias atendidas pela ONG Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação.

 

Devido à grande quantidade, os produtos também foram para Bancos de Alimentos de outras cidades do estado de São Paulo: Hortolândia, Diadema e Santo André e para o município de Registro, afetado por muitas chuvas.  " Os produtos estão sendo retirados dos locais de doação por oito carretas desde o dia  27 de maio e uma parte está indo diretamente para os municípios beneficiados. Esta logística viabilizou a entrega no mais curto prazo possível", explicou a coordenadora do Banco, Elizabeth Chaves.

 

As doações que chegam ao Banco são captadas em empresas, supermercados, durante a realização de eventos culturais e esportivos e por meio de parcerias. Os beneficiados são crianças, jovens, órfãos, idosos, desempregados, portadores de doenças e de deficiência, dependentes químicos, entre outros, que são atendidos pelas entidades assistenciais de Campinas. Este trabalho é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social.

 

94% mais doações

 

O Banco de Campinas completou sete anos de funcionamento em maio com a maior arrecadação de sua história. Coletou 352,6 mil quilos de produtos entre janeiro e abril, quatro vezes mais que no mesmo período de 2009. Com esta arrecadação - computando os 158 mil quilos de suco e os 20 mil de feijão que já chegaram - além de outras doações vindas de eventos, o Banco bate um novo recorde. Fechou os cinco primeiros meses deste ano com 511,3 mil quilos captados, o que representa 94% a mais que 2009 inteiro.

 

"O importante é que podemos ajudar ainda mais as entidades, famílias e até outras cidades. Esta soma de recordes é resultado do trabalho de sete anos do Banco de Alimentos, uma atuação séria e ágil, sempre prestando contas aos doadores sobre o destino de tudo que recebe. Por isso, conseguimos novas parcerias e a confiança da sociedade que sempre participa", avalia o vice-prefeito e presidente do Conselho Gestor do Banco, Demétrio Vilagra, que também é presidente da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa).

 

Voluntários

 

O Banco de Alimentos funciona na Ceasa-Campinas. Além de doadores e de novos parceiros, precisa sempre de voluntários para as campanhas de arrecadação que desenvolve. O contato do Banco para quem quiser outras informações é o (19) 3746-1063, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O e-mail é bancodealimentos@ceasacampinas.com.br .