Banco de Alimentos recebe mais de 3 toneladas de produtos do Dia da Coleta

O Dia Nacional da Coleta de Alimentos realizada no sábado, 9 de novembro, conseguiu arrecadar 3.164,857 quilos de produtos em Campinas. A ação aconteceu em quatro supermercados da cidade e envolveu mais de 250 voluntários que atuaram o dia todo, das 9h às 19h30, abordando os clientes dos estabelecimentos no momento da compra e convidando-os a doar algum alimento não perecível. Os produtos foram destinados ao Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura – que funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) – para serem distribuídos entre as entidades assistenciais que o órgão atende.
 
“Se todo mundo doasse um pouco do que tem o mundo seria melhor”, declarou o entregador Wilson Capello ao entregar a sua contribuição. O estudante Victor Correia Chotolli também fez questão de ajudar. “Participo de uma ação parecida em minha cidade, Penápolis (SP), que se chama arrastão da solidariedade. Ver este gesto aqui é um estímulo”, contou ele.
 
Além dos que contribuíram com produtos, muitos doaram seu tempo trabalhando em pleno sábado, voluntariamente. Este foi o caso da técnica administrativa, Elga Lima Macario Apolônio, que serviu de exemplo para a família. Ela e as duas filhas adolescentes, Sara e Bruna, ajudaram a arrecadar alimentos em um supermercado de Barão Geraldo. “Acredito que podemos ajudar quem precisa e fico muito orgulhosa de contar com minhas filhas”, relatou.
 
Segundo um dos coordenadores da campanha em Campinas, Luiz Alberto Bittencourt, o Dia da Coleta este ano aconteceu em 48 cidades brasileiras e, em Campinas, quatro supermercados colaboraram. A coordenadora geral na cidade, Ester Paloni, avalia que mais do que coletar alimentos, o evento tem o objetivo de despertar a solidariedade. “O que queremos valorizar é o gesto de doar seu tempo, de se dispor a ajudar o próximo”, explicou.
 
Os supermercados que participaram este ano em Campinas foram as duas unidades do Covabra – no Jardim Londres e na Vila Nova, o Pague Menos de Barão Geraldo e o Carrefour Dom Pedro. O Dia Nacional da Coleta de Alimentos acontece no Brasil desde 2006.