Banco de Alimentos recebe prêmio Josué de Castro pela segunda vez

O Banco de Alimentos de Campinas recebeu mais uma vez o prêmio “Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição”, do Governo do Estado de São Paulo, nesta segunda-feira, dia 16 de outubro. A entrega do prêmio ocorreu na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na capital paulista. Esta é a segunda vez que o Banco de Alimentos recebe a premiação. A primeira foi em 2013.

O Banco de Alimentos concorreu com outros 19 projetos de políticas públicas para o prêmio em todo o Estado de São Paulo e conquistou o sexto lugar com o projeto “Educação Ambiental e Alimentar dos Educandos e Educadores”, uma parceria do Banco de Alimentos com uma das entidades assistidas pelo banco. 

Segundo Bruna de Angelis, nutricionista do Banco de Alimentos, o projeto foi desenvolvido pelos estagiários de nutrição da Universidade Paulista (Unip) e a equipe do Banco de Alimentos de Campinas. “Essa parceria já acontece há mais de 10 anos e a participação em prêmios como o Josué de Castro é uma forma de reconhecimento e divulgação do trabalho efetuado pela equipe técnica”, disse. 

A iniciativa, de acordo com os organizadores, tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir ações voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional, tanto do poder público como da iniciativa privada. 


Josué de Castro

Nascido em Recife, o médico, professor, geógrafo, sociólogo, escritor, político e intelectual, Josué de Castro, dedicou sua vida ao estudo do fenômeno da fome. Escreveu mais de 40 livros, além dos diversos artigos e estudos. Foi indicado três vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Sua obra mais conhecida leva o título de "Geografia da Fome". Nela, o autor, mapeou a fome no Brasil e apontou os focos das diferentes formas de desnutrição. Se tornou referência internacional no tema e um dos maiores estudiosos das causas da miséria no Brasil e no mundo.

O êxito de suas investigações, além de sua grande capacidade de comunicação, levou Josué a uma posição de destaque na organização de políticas públicas para a nutrição. Castro foi eleito Presidente do Conselho Executivo da FAO, Órgão das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, sediado em Roma, ocupando este cargo entre 1952 a 1956.


Saiba mais

O Banco de Alimentos de Campinas atende 105 entidades assistenciais cadastradas, que beneficiam cerca de 27 mil pessoas. O Banco funciona dentro da Ceasa Campinas, em convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, e arrecada os alimentos durante eventos esportivos e culturais ou por meio de parcerias com empresas e instituições. Os interessados em doar alimentos ao Banco devem entrar em contato pelo telefone (19) 3746-1477 ou pelo e-mail: bruna.angelis@ceasacampinas.com.br.