Banco de Alimentos recebe segundo grupo de estagiárias de nutrição da Unip

O Banco Municipal de Alimentos de Campinas recebe nesta quarta-feira, dia 11 de maio, dez estagiárias do quarto ano do curso de nutrição da Universidade Paulista (Unip) de Campinas.  Elas vão conhecer os trabalhos de segurança alimentar desenvolvidos pela Prefeitura e estabelecidos na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) e a partir da quinta-feira, dia 12 de maio, estarão em nove entidades assistenciais atendidas pelo Banco. Este será o segundo grupo de estagiárias que o órgão recebe fruto do convênio celebrado com a Faculdade de Nutrição da Unip.

 

Nas entidades visitadas as estudantes vão fazer uma análise de suas estruturas e ajudar nos procedimentos técnicos de boas práticas de recebimento, armazenamento, manipulação e distribuição dos alimentos.  Será feito diagnóstico de itens como vestuário das cozinheiras; ambiente e equipamentos da cozinha; higienização do espaço, materiais e alimentos; distribuição e amostras do cardápio; descongelamento; quantidade e qualidade dos hortifrutis e carnes e controle de estoque. Depois, as entidades receberão o relatório, além de orientações e propostas.

 

Participam deste segundo ciclo as seguintes instituições: Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia; Casa Maria de Nazaré;  Centro Promocional Tia Ileide; Lar Campinense de Bem Estar à Criança e ao Adolescente; Sociedade Civil Carmelitas da Caridade - Centro Assistencial Vedruna; Associação Assistencial, Promocional e Educacional Ressurreição; Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE); Associação para o Desenvolvimento dos Autistas em Campinas e Lar da Criança Feliz.

 

Trabalho educativo

 

Segundo a coordenadora do Banco de Alimentos, Elizabeth Chaves, o objetivo da parceria com a Unip é ampliar o trabalho educativo do Banco e o resultado tem não poderia ser melhor. Ela conta que além de coletar e distribuir alimentos, o Banco tem entre seus objetivos ajudar a melhorar o aproveitamento integral dos produtos, sua manipulação e higienização corretas, etc. E que com as estagiárias estas ações podem ser multiplicadas e aprimoradas. "O primeiro grupo de estagiárias fez um trabalho de um mês e meio em nove entidades que atendemos. Os retornos obtidos foram muito bons. Todas as coordenadoras das entidades afirmaram que as meninas efetuaram excelente trabalho, melhorando hábitos, criando cardápios e reduzindo desperdício", informou ela.

 

As entidades visitadas por este primeiro grupo foram: Associação Beneficente Salém; Centro Social Romília Maria; Obra Social São João; Sociedade Pestalozzi de Campinas; Associação Campineira de Recuperação da Criança Paralítica; Associação Cornélia Maria Elizabeth Vlieg; Associação para Desenvolvimento dos Autistas de Campinas; Associação de Assistência  Social São João Vianney e Lar da Criança Feliz. Cada grupo de estagiárias vai atuar durante um mês e meio nas entidades, por seis horas diárias, de segunda a sexta-feira. A intenção é que este trabalho chegue a todas as 120 instituições atendidas pelo Banco de Alimentos de Campinas.