Banco de Alimentos recebe visita da Primeira-dama

A primeira-dama de Campinas, Sandra Ciocci, visitou nesta quarta-feira, 18, as instalações do Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas, que funciona na Ceasa. Ela estava acompanhada da Secretária Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Janete Valente.

O objetivo da visita foi acompanhar o funcionamento do local, desde o descarregamento dos alimentos até a doação das frutas e verduras excedentes a instituições e entidades. O diretor da Secretaria de Cidadania, Domis Vieira Lopes e a coordenadora do Banco, Tânia Mara Evaristo Moumeso, recepcionaram as convidadas.

Sandra Ciocci demonstrou muito interesse em colaborar com a atuação do Banco. “Quis conhecer as atividades do Banco. Vou me empenhar para conseguir aumentar a captação de parceiros”, enfatizou.
De acordo com a secretária Janete Valente, é uma visita essencial. “A primeira-dama tem uma capacidade de articulação em diversos órgãos da cidade. Nós temos hoje uma parceria com a APAS (Associação Paulista de Supermercados). Esperamos que a Sandra consiga unir mais essa parceria para que a gente consiga auxiliar as entidades num número maior e melhor”.
 Para Domis Vieira Lopes, a aproximação da primeira-dama é muito importante. “Esta aproximação enriquece a vida das pessoas. As mulheres de Campinas se sentem representadas com as ações da primeira-dama”, comentou.
Fundado em 2003, o Banco arrecada produtos fora da Ceasa em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias. Os alimentos coletados passam por triagem técnica e são entregues para 105 entidades assistenciais de Campinas, cadastradas e acompanhas pela Secretaria de Cidadania. Estas instituições atendem em torno de 45 mil pessoas em situação de risco social: crianças, jovens, desempregados, idosos, deficientes, dependentes químicos, etc.
Mais visitas
No início da semana, o Banco de Alimentos recebeu também a visita da ONG: Banco de Alimentos Serra & Mar, da cidade de Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo. Participaram do encontro: Irimara de Oliveira, presidente da ONG, Andréia de Oliveira de Sousa Rosa; primeira secretária e Márcia Nunes de Sousa, vice-presidente da instituição.
O objetivo da reunião foi o compartilhamento de experiências e informações. “Somos técnicas em alimentos. Estamos montando uma ONG em Ubatuba. Queremos conhecer as instalações, a parte administrativa e as parcerias que são feitas. Em Ubatuba, há muitas pessoas que precisam de alimentos”, comenta.
Sobre o Banco de Alimentos
O órgão combate o desperdício de alimentos. Recebe doação de alimentos que poderiam ser descartados por estarem com validade próxima ou outro risco de desperdício - mas que estão com qualidade nutricional preservada e aptos para o consumo humano - que são rapidamente distribuídos e consumidos. O Banco assume a responsabilidade dos produtos doados e presta contas ao doador sobre o destino dos mesmos.