Banco de Alimentos recebe visita de Associação

O Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura – que funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) - recebeu nesta sexta-feira, 31 de janeiro, a visita de membros da Associação Quilombo de Ivaporanduva, localizada no Vale do Ribeira.
 A Associação contribui semanalmente, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com remessas de gêneros alimentícios, especialmente bananas, para o Banco. A visita contou com a presença de Elson Alves da Silva, presidente; Sérgio Cândido Maia, membro do conselho fiscal, e Cristiano Furquin, secretário da diretoria da associação.
Segundo Cristiano, a doação para os Bancos e entidades é uma ação gratificante. “Como produtor rural, é grande a satisfação de saber que estamos auxiliando no desenvolvimento do país. Uma pessoa bem alimentada se dedica melhor as suas atividades na vida”, afirma.
Para a coordenadora do Banco de Alimentos, Tânia Mara Evaristo Moumeso, a parceria é muito bem-vinda. “Só temos a agradecer. Temos conseguido atender até outros bancos que estão em situação de emergência”.
Estavam presentes no encontro o diretor e a coordenadora do departamento de Segurança Alimentar, Domis Lopes e Ana Cláudia Reis; a coordenadora do Banco de Alimentos, Tânia Mara Evaristo Moumeso e os nutricionistas Elmis Santos e Priscila Tassi.
Serviços:
Banco Municipal de Alimentos funciona numa área dentro da Ceasa e é resultado de convênio com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. Fundado em 2003, o Banco arrecada produtos fora da Ceasa em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias.
Os alimentos coletados passam por triagem técnica e são entregues para 102 entidades assistenciais de Campinas, cadastradas e acompanhas pela Secretaria de Cidadania. Estas instituições atendem em torno de 45 mil pessoas em situação de risco social: crianças, jovens, desempregados, idosos, deficientes, dependentes químicos, etc.