Banco de Alimentos recebe a visita do secretário municipal de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge

O recém empossado secretário municipal de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, conheceu nesta quinta-feira, dia 21 de maio, o centro administrativo do Programa  Municipal de Alimentação Escolar que funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). Ele e a coordenadora de nutrição da secretaria Suely Okubo foram recebidos pela diretoria da empresa e assistiram a uma apresentação sobre as funções da Ceasa , a logística e o funcionamento do Programa. O secretário conheceu as nutricionistas, a equipe de trabalho e as instalações do Departamento na Central.

O presidente da Ceasa e vice-prefeito, Demétrio Vilagra, explicou que, em 2002, a Prefeitura implantou um novo modelo para a merenda, tirando a administração do Programa das empresas terceirizadas e passando para o controle do município por meio de um convênio com o entreposto.

"Esta mudança viabilizou uma melhoria na qualidade das mais de 160 mil refeições servidas por dia nas escolas municipais e estaduais da cidade, além da otimização de recursos e maior controle em todos as etapas do processo", avaliou. Vilagra citou como exemplos deste diferencial de qualidade o aumento de 27,8% de frutas, verduras e legumes na merenda em 2008 em relação a 2007, a introdução de produtos integrais como bolacha, pão e macarrão e o trabalho nutricional com redução de gorduras, açúcar e produtos industrializados nos 19 cardápios existentes.

"Já tinha notícias muito positivas sobre a alimentação escolar pública de Campinas e conhecer mais de perto este trabalho só veio confirmar todas as informações que tive do Programa  na cidade que é desenvolvido com muita qualidade e competência. Realmente, Campinas é um exemplo", declarou o secretário de Educação.Também acompanharam a visita o diretor técnico administrativo financeiro da Ceasa, José Marcos Velasco, a gerente e a coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar da Central, Fabiana Candia e Priscila Tassi.


Serviço

O Programa de Alimentação Escolar de Campinas atende 160 mil alunos em 407 unidades escolares municipais e estaduais, 42 entidades assistenciais e 150 salas de jovens e adultos. Por meio de um convênio celebrado em 2001, o Programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e operacionalizado pela Ceasa-Campinas. A Central é responsável pela elaboração dos cardápios, compras, logística, distribuição e orientação do trabalho das mais de 900 cozinheiras das unidades escolares, além de desenvolver diversos projetos especiais.