Banco Municipal de Alimentos dobrou a arrecadação em 2014

Resultados positivos em 2014 e projetos novos para este ano. É assim que o Banco Municipal de Alimentos, que funciona numa área da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), resume seu desempenho recente.

Os responsáveis pelo Banco destacam, ainda, a importância do trabalho para a Segurança Alimentar e Nutricional no município.

O volume arrecadado ano passado cresceu 100% em relação a 2013. Foram 1.793.251,49 quilos de donativos doados em 2014, ante 848.742,910 kg do ano anterior.

Foram recebidos 41% de parcerias com eventos esportivos, lazer e empresas parceiras e 59% proveniente de produtores da agricultura familiar.

O resultado é tão expressivo que demonstra o bom andamento do programa. Em 2014, o órgão abasteceu 105 entidades.

Segundo a secretária de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Janete Valente, o objetivo do projeto está sendo alcançado. “Estamos crescendo ano a ano. O resultado é muito positivo. Estamos felizes com esta parceria e com o trabalho em rede”, afirma a secretaria.

Fundado em 2003, o Banco arrecada produtos fora da Ceasa em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias.

Os alimentos coletados passam por triagem técnica e são entregues para entidades assistenciais de Campinas, cadastradas e acompanhadas pela Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. Estas instituições atendem em torno de 45 mil pessoas em situação de risco social: crianças, jovens, desempregados, idosos, deficientes, dependentes químicos, etc.

Ampliação do Banco

Domis Vieira Lopes, diretor do departamento de Segurança Alimentar do Município, lembra que as parcerias com empresas e instituições são fundamentais para manutenção do projeto. “A intenção é continuar auxiliando cada vez mais as instituições que precisam”. Lopes reconhece, no entanto, que é preciso fazer ainda mais. “Planejamos a ampliação do espaço físico do Banco, pois a estrutura física está pequena diante do crescimento das arrecadações”, comentou. Lembrando que a Parceria através de convenio com a Ceasa/SMCAIS (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social) é fundamental para o andamento dos trabalhos desenvolvidos juntos com DSAN (Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional), visando a Segurança Alimentar e Nutricional no Município de Campinas.

Um dos planejamentos para este ano é a modernização e ampliação do Banco de Alimentos. A estrutura será expandida em 1330 metros quadrados. Hoje, tem 327 metros quadrados. “Com a obra de expansão, esperamos atender mais entidades”, calcula a coordenadora da instituição, Tânia Mara Evaristo Moumeso. O recurso foi conquistado através de participação no Edital do MDS – Ministério de Desenvolvimento Social.

Voluntariado

Qualquer pessoa física ou jurídica pode participar como voluntário, basta ter vontade de ajudar a construir uma sociedade melhor. Interessados em fazer parte do programa podem obter informações através do telefone (19) 3746-1063