Bateria e palestra animam mercado da Ceasa

O som de uma bateria mudou a rotina dos comerciantes, clientes e funcionários da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) na manhã desta quarta-feira, dia 15 de outubro. Um grupo de alunos da faculdade de medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) percorreu o Mercado de Hortifrutis e a Administração tocando bumbo, tambor, triângulo e outros instrumentos musicais para chamar a comunidade para uma palestra sobre hipertensão arterial que ocorreu às 10h30. A atividade integra um projeto de saúde que os estudantes estão desenvolvendo na Central como parte da disciplina "Saúde e Sociedade", do segundo ano da faculdade.

&nbsp

Os estudantes passaram pelo Galpão Permanente 4 (GP4), GP2, Mercado Livre 1 (ML1), Mercado Livre Central (MLC) e prédio adminsitrativo. Depois de agitar a comunidade, o grupo fez uma conversa no auditório da empresa com funcionários dos comerciantes, carregadores e trabalhadores do entreposto para discutir e tirar dúvidas sobre hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta. Com foco em qualidade de vida, os alunos explicaram o que é hipertensão arterial, quais são suas causas e conseqüências, além de mostrar como ela pode ser controlada. "A doença não é tratada somente com medicamentos. Mudanças de hábitos são essenciais no seu controle", ressaltou Érika Sampaio, uma das alunas envolvidas na campanha. Ela explicou que a prática de exercícios físicos, a opção por alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes e atividades para aliviar e combater o estresse "são essenciais para o controle da pressão alta".

&nbsp

Distribuição de salada

&nbsp

As atividades desenvolvidas na Ceasa fazem parte de um programa de estágio da universidade em parceria com alguns centros de saúde da rede municipal pública de Campinas. Segundo Vera Lúcia Salerno, coodenadora do projeto e professora da faculdade de Medicina da Unicamp, o ambulatório médico que funciona na Ceasa é um dos parceiros e o tema escolhido para o trabalho foi hipertensão pois "é um dos problemas mais comuns entre os que freqüentam a Central". A próxima ação do projeto será a distribuição de salada dentro da Ceasa, no dia 5 de novembro. "A intenção é incentivar a mudança de hábitos e conscientizar as pessoas sobre a importância de ter uma alimentação e vida saudáveis", informou Mateus Ocanha Jorge, um dos alunos organizadores da iniciativa.