Bicampeão olímpico participa de entrega de doações do Banco de Alimentos

O Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas realizou a entrega oficial de 4.186 quilos de produtos coletados por empresas e instituições parceiras, nesta sexta-feira, 15 de março. Participam da atividade o ex-jogador de vôlei da seleção brasileira e bicampeão olímpico, Maurício Lima, e representantes das instituições e empresas doadoras, das entidades beneficiadas, da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) e da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social.
Foram distribuídos entre 27 entidades assistenciais da cidade - beneficiando mais de 5.600 pessoas - os alimentos arrecadados em campanhas promovidas pela Ordem DeMolay, equipe de vôlei masculino Medley, Hospital Vera Cruz, e do Dia do Bem realizada na unidade Dom Pedro do Hipermercado Carrefour.
"É uma grande alegria poder usar o esporte para contribuir com o trabalho social e construir uma sociedade melhor", observou Maurício, que estava representando a equipe da Medley. O presidente da Ceasa, Mário Dino Gadioli agradeceu os parceiros e as ONGs. "É uma honra atuar na Ceasa por ações como esta do Banco de Alimentos de grande relevância social".
A secretária municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Kellye Ribas Machado, ressaltou o papel dos presentes. "Cada um aqui tem uma função para garantir que os alimentos cheguem às pessoas em situação de vulnerabilidade social", comentou.
Para a Associação Promocional de Oração e Trabalho as doações são fundamentais para garantir as mais de 600 refeições que fornecem por dia aos atendidos: crianças, adolescentes e adultos. "Estes alimentos realmente ajudam muito. A alimentação é o segundo maior gasto que temos na instituição", informou o analista da ONG, Fabrício Prior.
Foram beneficiados com as doações as entidades Casa da Criança Paralítica, Creche Estrelinha do Oriente, Movimento Assistencial Maria Rosa, Lar Escola Jesus de Nazaré, Seareiros, Associação Esperança e Vida, Creche Irmã Maria Ângela, Projeto Social Liberty, Centro Promocional Tia Ileide, Associação Promocional de Oração e Trabalho, Educandário Eurípedes, Instituto Humberto de Campos, Centro Espírita Allan Kardec, Associação Beneficente Padre Israel Martinez Sossa e Núcleo de Ação Social.
Também receberam os alimentos o Instituto Educacional Professora Maria do Carmo Arruda Toledo, Associação Evangélica Assistencial, Projeto Esperança, Lar dos Velhinhos de Campinas, Associação para o Desenvolvimento dos Autistas em Campinas, Centro Municipal de Proteção Criança e Adolescente, Conselho Comunitário de Campinas, Casa de Repouso Bom Pastor, Aldeias Infantis, Legião da Boa Vontade, Associação de Pais de Amigos de Excepcionais de Campinas e Associação de Educação do Homem de Amanhã.
Serviço
O Banco de Alimentos funciona na Ceasa e tem como objetivo combater a fome e o desperdício de alimentos. Ele atua arrecadando produtos em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias e promovendo atividades de educação alimentar como cursos, orientações, entre outras.
Os alimentos arrecadados passam por triagem técnica e são entregues para 102 entidades assistenciais de Campinas cadastradas na Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. Estas instituições atendem em torno de 45 mil pessoas em situação de risco social: crianças, jovens, desempregados, idosos, deficientes, dependentes químicos, etc.