Brasil/Paraguai - Rota das flores da Ceasa Campinas

Trabalhando com entrega de flores, Brasil - Paraguai por mais de 10 anos, o Sr. Celso de Sousa Filho é um empresário que investiu em seu futuro e hoje faz o que gosta, com uma rentabilidade que ele julga ideal. Há 25 anos o caminhoneiro decidiu sair do Brasil, de sua terra mineira, a capital Belo Horizonte, e se aventurar em terras paraguaias. No início o Sr. Celso trabalhou em Ciudad Del Este (fronteira com Foz do Iguaçu – PR), atuando como ambulante, porém seus sonhos eram maiores e ele, então, decidiu se mudar para a capital do Paraguai, Asunción – onde vive atualmente.

O Sr. Celso de Sousa Filho é casado e tem 4 filhos, não teve estudo e por isso optou em tentar a vida como caminhoneiro, no início não foi fácil – nunca é – mas ele acreditou e trabalhou e hoje olha para trás e conclui que valeu a pena. Atualmente o Sr. Celso é empresário e possui sua própria transportadora, fazendo fretes de flores do Brasil para o Paraguai. Com lotes fechados para os comerciantes paraguaios, o Sr. Celso encontra seus produtos no mercado de flores da Ceasa Campinas, em uma rotina semanal.

No mínimo 1 vez por semana os caminhões do Sr. Celso de Sousa Filho – ou como comumente é chamado, O paraguaio – estacionam nos muros de arrimo do mercado de flores da Ceasa Campinas. A viagem toda dura 1 dia e meio, percorrendo 3200km entre a capital do Paraguai e a cidade de Campinas. Para que as flores aguentem um percurso tão grande, o caminhão do paraguaio possui refrigeração na carroceria com ar condicionado, sem essa refrigeração segundo ele, as flores aguentariam no máximo 30 horas, o que seria um fator determinante para o sucesso no trabalho do empresário.

Muitas pessoas buscam trabalho fora do país, alguns preferem se aventurar na Europa, outros fazem a opção da América do Norte, porém o Sr. Celso remou contra a maré e buscou uma oportunidade em um país da América do Sul. Segundo o empresário foi a melhor decisão que ele fez em sua vida. O Sr. Celso ressalta que o povo paraguaio é muito acolhedor e que também lhe deram todo o apoio e oportunidade para desenvolver seu trabalho.

 

O Mercado de Flores

Atualmente o mercado de flores da Ceasa Campinas desenvolve uma parceria com produtores de outros países da América do Sul, como: Colômbia; Equador; Paraguai e Bolívia, recebendo plantas e flores diferentes das encontradas em solo brasileiro.

O consumidor pode encontrar essa variedade de flores e plantas em nosso mercado nos horários aberto ao público geral.

Segundas e quintas-feiras, das 13h às 16h30
Terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30
Sábados das 8h às 13h