Callas, a primeira das três sugestões de flores elegantes, ousadas e modernas para presentear os pais

Coloridas, cheirosas, exóticas, chamativas, discretas, elegantes, luxuosas ou imponentes. As flores, muitas vezes, assumem qualidades que se confundem – até mesmo nos adjetivos – com traços de personalidade. Pensando na proximidade do dia dos pais, a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) destacou três, dentre tantas espécies que existem no Mercado de Flores, como sugestões de presentes nesta data tão especial.
Callas: Versatilidade e beleza

A primeira sugestão são as Callas. Elas pertencem à família das Aráceas, da qualtambém fazem parte o lírio da paz e o antúrio. Apesar de serem originárias da África, são cultivadas na Europa desde o século XVII. Constantes cruzamentos vêm produzindo espécies nas mais diversas cores. São tons de amarelo rosa, vermelho, vinho e até tons bem escuros, como o chocolate, chegando à interessante Calla negra, também conhecida como Copo de Leite negro.

Para o engenheiro agrônomo da Ceasa Campinas, Ricardo Munhoz, é uma planta rústica e de cultivo relativamente simples mas requer manejo adequado. “É excelente como flor de corte. Tem grande aceitação pela beleza, sofisticação e durabilidade. É muito utilizada em arranjo. Floresce em abundância nos meses mais frios – entre maio e setembro. Também pode florescer de outubro a abril, mas em menor quantidade. Na produção comercial, se propagada por mudas e inicia a floração aproximadamente de 90 dias, atingindo o auge da produção aos 8 meses”, comentou.

Segundo o permissionário do Mercado de Flores da Centrais de Abastecimento de Campinas, Gilson Girrard, a espécie é ofertada durante o ano todo na Ceasa. “Temos espécies de corte e vaso. Normalmente, o interesse dos clientes é usa-la em decoração e em buques, por sua beleza. São versáteis”, disse.

Na Ceasa Campinas funciona o maior Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da América Latina. É responsável pela distribuição de 40% das flores e plantas ornamentais do setor atacadista do país.

O Mercado movimenta uma média de 6 mil toneladas por mês. Tem mais de 11 mil clientes cadastrados como paisagistas, arquitetos, hotéis, decoradores, empresários, supermercados, floriculturas, etc. Recebe mais de 30 mil pessoas por mês abastecendo as 5 regiões do Brasil.

Entre os dias 23 a 26 de setembro, a Ceasa Campinas recepcionará nações do mundo para o 29º Congresso da União Mundial dos Mercados Atacadistas – WUWM Brazilian Congress – 2015 (Word Union of Wholesale Markets Annual Congress).