Calouros da Unicamp visitam a Ceasa

red Imagem 014.jpgNada de humilhações e violência. Os alunos veteranos que organizam o Trote da Cidadania Consumo Consciente da Unicamp trouxeram 250 calouros da universidade para conhecer projetos sociais e ambientais da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), nesta quinta-feira, dia 4 de março. Grupos de cerca de 30 estudantes chegaram a cada 15 minutos para visitar o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), o Banco de Alimentos, o departamento de Alimentação Escolar, a cooperativa de trabalhadores e os Mercados e Hortifrutis e de Flores. Passaram ainda pelo recém inaugurado Banco de Caixas Plásticas. É o quarto ano que a Ceasa integra o roteiro da calourada da Unicamp.

 

A estudante de pedagogia, Renata  Bernardo, aprovou. "É uma oportunidade que temored Imagem 008.jpgs. O consumo consciente é muito importante. Não conhecia estes trabalhos da Ceasa, me surpreendeu a quantidade de alimentos que são doados e aproveitados e que antes eram desperdiçados", avaliou. Já o calouro de engenharia agrícola, Felipe Genaro, estava curioso para ver de perto uma Central de Abastecimento. "Achei muito bom para conhecer melhor como funciona. O que mais gostei foi do trabalho de distribuição dos alimentos para as comunidades carentes", disse.

 

A política de sustentabilidade da Ceasa, segundo o coordenador do Trote, Junot de Oliveira Maia, foi a motivação para escolher a empresa para participar da programação da recepção dos calouros. "No início a idéia era mostrar o desperdício de alimentos, mas descobrimos que a Ceasa tem vários trabalhos para combater isso. Então achamos que o projeto da Ceasa casava muito bem com os conceitos que queríamos trabalhar com os alunos e propusemos a parceria", informou Maia.  

 

red Imagem 018.jpgEsta é a oitava edição do Trote da Cidadania e o coordenador acredita que mais de 1.500 calouros dos 37 cursos da Unicamp devem participar das ações que começaram no dia 1º de março e vão até 6 de março. Além da visita à Ceasa, os alunos fizeram de plantio de árvores, horta, jogos cooperativos, atividades em entidades assistenciais, entre outras que buscam conscientizar sobre cidadania e sustentabilidade e ajudar as comunidades.

 

 

 

red Imagem 039.jpg