Campanha do Banco de Alimentos no Carrefour arrecada 450 quilos

Diversão e solidariedade marcaram o “Dia do Bem” - campanha de arrecadação do Banco de Alimentos da Prefeitura de Campinas realizada todo mês no Carrefour Dom Pedro. Os 69 voluntários que trabalharam na atividade abordaram os clientes na entrada do Hipermercado e conseguiram coletar 453,5 quilos de produtos como leite, arroz, feijão, óleo, enlatados, farinhas, entre outros.
 
Nutricionistas da Ceasa aproveitaram a proximidade do Dia das Crianças e ofereceram atividades de educação nutricional através de desenhos e pinturas para os filhos dos clientes, em uma das entradas do estabelecimento. A dona de casa, Thaís Jesus Prado, e o marido, Jorge Prado, levaram a pequena Maria Eduarda, de 3 anos, e João Victor, de 8. “Geralmente eles não gostam de vir no supermercado com a gente. É um programa chato pra eles. Mas acho que a partir de agora eles vão lembrar e querer vir”, aprovou.
 
Quem aproveitou muito também a atividade foi Gabriel Cabral da Silva, de 6 anos. Os pais têm uma loja no Hipermercado e ele acompanha a família todos os dias, quando não está na escola. “É mais legal assim. O tempo passa mais rápido”, comemorou.
 
A secretária Paula Takaezu doou dois litros de leite após as compras com muita satisfação. “Me entregaram o papel na hora que entrei e me pareceu um trabalho sério, por isso estou doando. Fica mais fácil assim doar quando a gente está já no supermercado”, avaliou ela.
 
Entre os voluntários havia um grupo de escoteiros, alguns bem jovens, como Michel Tobias Friedimann dos Reys, de 12 anos. “Sou escoteiro desde os 9 anos e gosto de ajudar. Esta campanha é uma forma de ajudar as pessoas que estão numa situação pior que a gente”, declarou. A encarregada financeira, Elizete Prado, conta que sempre quis fazer trabalho voluntário. “Vi na EPTV falando da campanha do Banco de Alimentos e me animei. É a primeira vez que participo e acho uma satisfação poder ajudar as pessoas”, relatou.
 
Atendidos de entidades assistenciais que são beneficiadas pelo Banco de Alimentos também participam do “Dia do Bem”. Helen Cristina Pimenta Mendes é uma delas. “Soube que estavam precisando de voluntários e resolvi vir. Acho uma experiência legal”, disse ela que cursa o primeiro ano do ensino fundamental na Obra Social São João Bosco. Parte dos alimentos que ela ajudou a coletar no Hipermercado vão ser utilizados nas refeições que ela faz na entidade.
 
45 mil beneficiados
 
Os alimentos arrecadados na campanha do Carrefour foram encaminhados a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), onde funciona o Banco de Alimentos. No Banco os produtos passam por triagem técnica e serão distribuídos ainda esta semana entre 108 entidades assistenciais. São beneficiados com estes alimentos cerca de 45 mil pessoas em situação de risco social atendidas pelas entidades como crianças, adolescentes, idosos, deficientes físicos e mentais; doentes; dependentes químicos, entre outros.
 
Parceria
 
O “Dia do Bem” no Carrefour é fruto de uma parceria do estabelecimento com o Banco de Alimentos que existe há quatro anos. O Banco é um órgão da Prefeitura de Campinas que faz coleta de donativos por meio de parcerias com organizadores de eventos, em empresas e outros. A ideia é buscar onde sobra e entregar onde falta promovendo a solidariedade e combatendo o desperdício. O órgão também atua promovendo e oferecendo atividades educativas.