Campinas pode sediar evento internacional de mercados atacadistas em 2015

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, recebeu nesta terça-feira, 18 de fevereiro, o presidente da Ceagesp e da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), Mário Maurici de Morais. No encontro foi discutida a candidatura da cidade de Campinas para sediar o Congresso da União Mundial de Mercados Atacadistas (WUWM), em setembro de 2015.
 
Também participaram da reunião o presidente da Centrais de Abastecimento de Campinas, Mário Dino Gadioli e os diretores do entreposto, José Afonso Bittencourt e Claudinei Barbosa.
 
O Congresso da WUWM reúne centros de abastecimento alimentar, produtores e empresários de hortifrutiflorigranjeiros do mundo todo para debater economia, logística, qualidade, embalagens, rastreabilidade, hábitos alimentares, entre outros temas de interesse do setor.
 
Morais afirmou que Campinas tem as condições ideais para receber um evento de porte internacional. “Além da importância econômica e infraestrutura, Campinas tem uma das maiores Ceasas do Brasil, um mercado punjante e organizado”, avaliou o presidente da Abracen.
 
“Receberemos com satisfação o evento e estamos abertos a colaborar no que for preciso”, afirmou o prefeito. Ele lembrou que, em maio, será inaugurado o novo terminal do Aeroporto de Viracopos – que será o maior do país - e que a cidade receberá as delegações de Portugal e Nigéria da Copa do Mundo de Futebol, que será no Brasil este ano.
 
O presidente da Ceasa Campinas acredita que receber um Congresso Internacional de mercados de abastecimento alimentar pode ajudar a modernizar ainda mais a Central campineira e os mais de 70 entrepostos brasileiros.
 
“Além de o Brasil ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo, a distribuição de boa parte desta produção no país é responsabilidade das centrais de abastecimento. Elas movimentam cerca de R$ 29 bilhões por ano entre hortigranjeiros, alguns grãos e cereais e outros produtos como flores e pescados englobando mais de 10 mil empresas e gerando cerca de 200 mil empregos diretos”, explicou Gadioli.
 
O último Congresso da WUWM aconteceu no Chile, no ano passado. Em 2014 haverá dois encontros, um na Grécia e outro na Inglaterra. O prefeito vai enviar um documento aos organizadores do evento oficializando a candidatura de Campinas para 2015. A definição sobre a sede do Congresso em 2015 acontece no próximo encontro da WUWM, em maio, na Grécia.