Campinas sedia Encontro Nacional de Ceasas

O próximo Encontro Nacional das Centrais de Abastecimento acontece em Campinas (SP) - de 4 a 6 de dezembro - e vai reunir dirigentes, técnicos, comerciantes, produtores rurais e representantes dos setores de abastecimento e agricultura de todo país. O objetivo é debater temas de interesse da cadeia produtiva de hortifrutigranjeiros.
Nos três dias do Encontro haverá visita técnica, palestras e oficinas sobre infraestrutura, legislação, embalagens, qualidade, transporte, segurança alimentar e logística. Todo o conteúdo tratado vai gerar um Manual de Boas Práticas das Ceasas. O Encontro é promovido pela Associação Nacional das Centrais de Abastecimento (Abracen).
Programação
No dia 4 de dezembro, o evento acontece no Hotel Dan Inn. Haverá uma reunião da diretoria da Abracen e duas palestras. Às 14h, o pesquisador da Embrapa, Evaristo Eduardo de Miranda, faz um panorama da agricultura brasileira no século 21 abordando sustentabilidade, produção e produtividade. Miranda também é consultor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O pesquisador e diretor de CPD de Proteção Ambiental do Instituto Biológico, Marcos Roberto Potenza, fala às 15h30 sobre uma questão que preocupa a todos: a segurança dos alimentos que consumimos. Às 17h será feita a abertura oficial do Encontro com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette e outras autoridades e com uma apresentação da orquestra de crianças e adolescentes do Centro Promocional Tia Ileide – o Projeto Allegro.
Manual de boas práticas
No dia 5 de dezembro, as atividades do Encontro serão na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). Haverá uma visita monitorada com os participantes de ceasas de diversos estados pela Central campineira e palestra com a coordenadora e o veterinário da Vigilância Sanitária de Campinas, Salma Regina Rodrigues Balista e Felipe Roberto Vita Pedrosa.
Durante todo o dia acontecem oficinas técnicas que vão produzir o conteúdo do Manual de Boas Práticas das Ceasas, um documento com debates e orientações sobre infraestrutura, segurança alimentar e administração de entrepostos hortigranjeiros. No último do dia, 6 de dezembro, haverá visita técnica a uma produção rural de frutas e vinho na região de Campinas.
R$ 29 bilhões
Segundo levantamento da Abracen, hoje, as 30 centrais de abastecimento do país e 42 entrepostos movimentam cerca de R$ 29 bilhões por ano. Entre hortigranjeiros, cereais, industrializados e outros produtos como flores e pescados, as ceasas ofertam 17,8 milhões de toneladas anualmente. O sistema engloba mais de 10 mil empresas e gera cerca de 200 mil empregos diretos.