Capacitação para cozinheiras gera atualização de conteúdo e integração no DAE

O Departamento de Alimentação Escolar (DAE), ministrou entre os dias 16 e 24 de abril, capacitação para as cozinheiras dos núcleos e entidades supervisionadas pelas nutricionistas do setor.

O evento aconteceu no auditório da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp), no primeiro dia; e na Cozinha Experimental da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), no segundo 96 pessoas compareceram ao encontro. 

A atividade contou com a participação da professora de nutrição da própria universidade, Rye Katsurayama, que compartilhou conhecimentos e experiências. As estagiárias Maria Carolina Ramos e Mariana Bronzi apresentaram palestra sobre “Boas Práticas“, seguida do tema: ”Planejamento”, explanação sob responsabilidade da nutricionista Simone Menezes.

Para Simone, foi uma oportunidade de orientação muito positiva. “Todo conhecimento e atualização de conteúdo são sempre muito bem-vindos. Além das palestras, tivemos um momento de confraternização coordenado pela nutricionista Jomara Machado e preparado pela cozinheira Ana Cristina, que gerou descontração, afinidade e integração na equipe. Isso faz a diferença”, comentou.

Confira as fotos do dia no flicker: https://www.flickr.com/photos/123602490@N05/

Sobre o departamento de Alimentação Escolar

A Ceasa Campinas é responsável pela operacionalização do Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade e trabalha junto com a Secretaria Municipal de Educação. Na Central funciona um departamento do Programa que elabora o cardápio, faz supervisão nas escolas, a logística, a recepção e controle de qualidade dos alimentos da merenda e entrega nas escolas.

O modelo da alimentação escolar em Campinas é uma referência nacional em termos de qualidade – já ganhou o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar - e por apresentar uma alternativa ao padrão terceirizado, colocando a operacionalização numa Central de Abastecimento pública, sem custos administrativos e com foco na segurança alimentar.

Diariamente a Ceasa distribui cerca de 100 toneladas de produtos para garantir as mais de 230 mil refeições servidas diariamente na merenda. O Programa atende em torno de 570 unidades escolares da cidade - escolas municipais e estaduais, salas de aulas de jovens e adultos e entidades assistenciais.