Carregadores da Ceasa fazem curso de informática

Ampliar as oportunidades e promover a inclusão digital de quem tem o importante papel de garantir a circulação de frutas, verduras e legumes. Com estes objetivos a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) iniciou este mês um curso gratuito de introdução à informática para os carregadores que atuam no entreposto.
 
Até o momento foram formadas quatro turmas com cerca de 30 profissionais. Duas turmas já estão participando das aulas, duas vezes por semana com duração de uma hora cada uma. Os dias e horários das aulas foram definidos pelos próprios carregadores de acordo com a disponibilidade do trabalho deles.
 
“É muito bom para os carregadores. Incentiva o pessoal a aprender, já tem muitos interessados”, conta o diretor do Sindicato dos Carregadores de Hortifrutigranjeiros do Estado de São Paulo (Sindicar), Gilmar Ornelas de Oliveira, que trabalha na Ceasa e está fazendo o curso.
 
Para Jair José da Silva, que trabalha como carregador há 18 anos na Ceasa, as aulas são uma oportunidade de crescimento. “Paguei um curso para os meus dois filhos, mas eu nunca fiz. Agora vou ter até que comprar um computador em casa”, contou.
 
O curso está sendo ministrado pelo funcionário do setor de informática da Ceasa, Christian Berto, na sala do Telecentro Primavera, espaço que oferece cursos e acesso à internet de graça a toda comunidade da Central através do Programa Jovem.Com da Prefeitura.
 
A carga horária do curso será definida de acordo com a necessidade e o desempenho de cada grupo. Todos os participantes vão receber um certificado ao final do curso. No segundo semestre deste ano serão abertas novas turmas. Podem fazer o curso todos os cerca de 350 carregadores que trabalham como autônomos da Ceasa Campinas.