Carregadores da Ceasa finalizam curso de informática

Quem detém o conhecimento, detém o poder. Foi com base nesta convicção que o presidente da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), Mário Dino Gadioli, propôs a realização de um curso de informática no Telecentro do entreposto voltado para os carregadores. A proposta deu frutos e, no dia 14 de novembro, 12 autonômos que trabalham carregando mercadorias nos mercados da Central receberam o certificado do curso.
“Qual a importância de uma vela acesa. É que ela pode ir acendendo as outras, iluminando tudo”, refletiu o presidente durante a cerimônia de entrega dos certificados apontando o poder da disseminação do conhecimento.
Para o carregador Luís Holanda Freires, além de perder o medo da tecnologia, as aulas ajudaram a diminuir a distância com os familiares que ficaram em sua cidade natal, Potiretama, no Ceará, em especial o filho de sete anos. “Nunca tinha ligado um computador. Eu tinha muita vontade principalmente para poder ver meu filho. Agora eu converso com familiares, irmãs e amigos, que moram no Ceará, pela internet. Tenho até facebook”, orgulha-se.
O diretor do Sindicato da categoria, Gilmar Ornelas de Oliveira, que também fez o curso, elogiou a iniciativa. “Foi muito bom, o pessoal foi se interessando e participando. Só temos que agradecer a oportunidade”, avaliou.
As aulas começaram em julho, abordaram noções básicas de sistema operacional, textos, planilhas e internet e foram ministradas pelo Departamento de Informática da Ceasa. Para o professor, o analista Christian Berto, a experiência foi motivadora. “Foi maravilhoso dar aulas para pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender sobre informática e internet e depois enxergar neles que isso foi uma descoberta”, comentou.
Além do presidente da Ceasa, a cerimônia de entrega dos certificados contou com a participação da gerente do Mercado de Flores, Ana Rita Pires Stenico; do coordenador do Departamento de Informática, Gabriel Caetano; do professor do curso, Christian Berto e da secretária da presidência, Edilene Neves. Alguns familiares dos formandos e a nova monitora do programa Jovem.com também marcaram presença.
O Telecentro Primavera é um espaço com computadores que funciona no Mercado de Flores da Ceasa e oferece cursos e acesso à internet de graça a toda comunidade da Central por meio do Programa Jovem.Com da Prefeitura de Campinas.