Carregadores da Ceasa finalizam curso de informática

“90% dos interessados vem sem nunca ter ligado um computador”.  Foi com base nesta afirmação que a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), realizou curso de informática no Telecentro do entreposto voltado para os carregadores. A proposta deu frutos e, depois de dois anos do seu início, 12 autônomos que trabalham carregando mercadorias nos mercados da Central receberam o certificado do curso.
Para o professor e idealizador do projeto, Christian Berto, a iniciativa tem, além do caráter social e humano, que é proporcionar aos carregadores da Ceasa uma oportunidade de ter contato com os meios tecnológicos e integrar-se digitalmente ao mundo,  também um viés profissional, pois informática é um diferencial no currículo. “Quero proporcionamos aos alunos a inserção em um mundo cada vez mais conectado, que oferece novas fórmulas de interação social entre as pessoas inclusive entre membros da mesma família”.
Segundo o carregador Leandro da Silva Araujo, a iniciativa contribuiu muito para o seu crescimento profissional. “Trabalho como carregador, fiquei sabendo do curso. Foi muito bom o curso. Deu para aprender bastante. Agora tenho e-mail para receber informações, por exemplo”.
As aulas duram aproximadamente quatro meses e abordam temas como edição de textos, planilhas eletrônicas, navegação na internet, e-mail, comunidades sociais e noções de hardware. 
Walter Francisco Nascimento, aluno recém-formado, não entendia nada de informática. “Tudo o que aprendemos, é importante; apesar do trabalho que demos para o professor. Gostei muito de aprender sobre planilhas eletrônicas. Com elas, podemos controlar os gastos da gente. Com certeza, indicarei o curso para conhecidos”.