Casa do Lago entrega 4 toneladas de doações ao Banco de Alimentos

Uma via de mão dupla. Assim o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, resumiu a parceria entre o espaço cultural Casa do Lago, da universidade, e o Banco Municipal de Alimentos de Campinas.
Nesta segunda-feira, dia 19 de março, as quatro toneladas de mantimentos arrecadados entre as pessoas que se inscreveram para participar das 14 oficinas gratuitas oferecidas pela Casa do Lago neste primeiro semestre, foram entregues ao Banco de Alimentos.
 “As oficinas envolvem não apenas aprendizagem, mas também o lúdico. Os participantes fazem o que gostam, pelo prazer e com responsabilidade social. E entregamos o que coletamos ao Banco de Alimentos porque confiamos na seriedade e na importância do seu trabalho. Assim como vocês nos são gratos, nós também somos agradecidos ao Banco, que está lá na ponta desta engrenagem solidária”, concluiu o pró-reitor. É a terceira campanha de arrecadação que o espaço faz em prol do Banco.
Superação
Segundo o diretor da Casa do Lago, Juliano Henrique Davoli Finelli, a ideia de coletar alimentos surgiu no começo de 2011, quando as chuvas deixaram muitas pessoas da região e de outros estados desabrigadas. “Pensamos numa forma de ajudar e nos surpreendemos com o resultado que superou nossas expectativas”, contou.
Na primeira campanha, disse ele, esperavam conseguir 500 quilos e arrecadaram uma tonelada e meia. Na segunda dobraram: foram mais de três toneladas de alimentos coletados. E neste ano acreditam que tenham atingido quatro mil quilos. O diretor agradeceu também o apoio de todos os professores da Casa do Lago que dedicam seu tempo voluntariamente para que as oficinas possam existir.  
Ceasa
O presidente da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), Sérgio Luiz Juliano, explicou um pouco do trabalho da Ceasa, onde funciona o Banco de Alimentos, e agradeceu a iniciativa. “Além do comércio, a Ceasa abriga importantes ações sociais, ambientais e de segurança alimentar. Só temos a agradecer mais esta parceria que viabiliza o fundamental trabalho do Banco, beneficiando milhares de pessoas”, disse.
Para a coordenadora do Banco de Alimentos, Tânia Mara Evaristo Moumeso, os apoiadores são essenciais. “Tudo que o Banco arrecada vem de parceiros, de entidades e empresas que promovem eventos, dos supermercados, de indústrias de alimentos, enfim de todos que se dispõem a ajudar”, explicou.




Ela contou como é o trabalho técnico dentro do Banco para onde os alimentos vão e passam por uma nutricionista antes de serem entregues a 105 entidades assistenciais e a famílias em situação e risco social. “Atendemos entidades e diversos públicos como crianças, idosos, pessoas com necessidades especiais, todas que realmente precisam”. Os beneficiados, conforme ela, são todos cadastrados na Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social de Campinas.
Ampliar parceria
Durante o evento de entrega dos alimentos, o pró-reitor e o diretor da Casa do Lago propuseram a ampliação da parceria com a Ceasa e o Banco de Alimentos. Segundo eles é possível estender as oficinas aos funcionários da Central e aplicar a campanha de arrecadação de alimentos para outras atividades dentro da Unicamp. O presidente da Ceasa e a coordenadora do Banco de Alimentos vão agendar um novo encontro para tratar destas novas parcerias.
Serviço
O Banco de Alimentos de Campinas é uma instituição de mobilização e parcerias que arrecada mantimentos e outros produtos em eventos, supermercados e empresas. As doações passam por análise técnica e são encaminhadas a 105 entidades assistenciais das cidade e beneficiam cerca de 45 mil pessoas.
O órgão trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social e tem cadastro permanente de doadores e voluntários para ajudar nas campanhas que pode ser feito pelo telefone (19) 3746-1063 ou pelo e-mail bancodealimentos@ceasacampinas.com.br.
O Espaço Cultural Casa do Lago é um órgão da Pró-Reitoria de Extensão de Assuntos Comunitários – Preac, da Unicamp e foi inaugurado em abril de 2002. Conta com sala de cinema, espaço multidisciplinar e de exposições e realiza diversas atividades como palestras, cursos, exposições, espetáculos de música e teatro, exibição de filmes etc. O objetivo é fomentar práticas culturais e integrar a comunidade acadêmica e os diversos segmentos da sociedade.