Ceasa agenda pregão eletrônico para esta 4ª feira, 9 de maio

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) reagendou o pregão eletrônico da empresa para esta quarta-feira, dia 9 de maio, às 8h30. O certame teve que ser suspenso no dia 7 de maio depois que falhas no sistema do Banco do Brasil geraram dificuldade e inviabilizaram a participação de empresas interessadas em oferecer propostas.
 
Esta será a primeira vez que a Central realiza esta modalidade de licitação que é uma espécie de leilão virtual para adquirir serviços e produtos. O pregão eletrônico número um da Ceasa tem a finalidade de registrar preços para milho, ervilha, creme de leite, farinha de mandioca e leite condensado para o Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas - que é operacionalizado pelo entreposto.
 
O gerente administrativo e de recursos humanos da Central, José Anízio Marim, disse que o Banco do Brasil informou oficialmente nesta terça-feira, 8 de maio, ter mudado procedimentos no sistema para facilitar pregões simultâneos de uma mesma empresa e que isso gerou as dificuldades relatadas.
 
“Suspendemos o pregão porque após dois lotes abertos apenas uma das seis empresas inscritas conseguiu entrar no site e mesmo este único participante não conseguiu efetuar lances na disputa. Na página de licitações do Banco há registros de outros pregões suspensos no dia 7 de maio com as mesmas dificuldades que tivemos. Hoje recebemos a garantia do Banco de que o problema foi sanado e reagendamos”, explicou Marim.
 
O primeiro pregão eletrônico da Ceasa-Campinas será no prédio administrativo da Central, que fica na rodovia Dom Pedro I, km 140,5, em Campinas/SP.
 
Ampliar transparência
 
O objetivo de passar a realizar pregões eletrônicos na Ceasa é seguir as determinações do prefeito Pedro Serafim de dar mais visibilidade e transparência às ações do poder publico municipal, em especial às licitações, uma vez que não há contato com os fornecedores e nem se sabe quem são os proponentes até a finalização do certame.
 
Na outra modalidade de pregão, o presencial, as empresas têm que estar no local da disputa. O eletrônico também é mais rápido e pode viabilizar a participação de um número maior de concorrentes uma vez que as empresas interessadas em fornecer um produto ou serviço podem entrar no pregão pela internet de qualquer lugar do país.
 
A Ceasa-Campinas também vai colocar na internet na próxima semana o Portal da Transparência que será hospedado no site da empresa www.ceasacampinas.com.br. Nele serão publicados os balanços contáveis da Central desde 2004, os pagamentos e faturamentos realizados desde 2011, o histórico dos salários dos funcionários a partir de 2009 e as atas de reunião dos conselhos Administrativo e Fiscal e das assembleias gerais da empresa.
 
Também estarão disponíveis no Portal a lista e valores de contratos e de fornecedores, além da gravação dos pregões presenciais editados. No site da Ceasa serão mantidas - com link na primeira página - as publicações dos editais e andamentos dos processos licitatórios.
 
Como participar
 
Os interessados em participar dos pregões eletrônicos da Ceasa devem fazer o cadastramento no site do Banco do Brasil www.bb.com.br, opção Licitações, ou diretamente em www.licitacoes-e.com.br. Para tirar dúvidas e obter outras informações o contato é o licitacoes@ceasacampinas.com.br.
 
Todos os editais dos processos licitatórios da Ceasa estão disponibilizados no site da empresa www.ceasacampinas.com.br com link na primeira página e os dos pregões eletrônicos estarão também no endereço do Banco do Brasil.