Ceasa apresenta projeto para Prêmio ODM Brasil.

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) apresenta nesta quarta-feira, 24 de julho, trabalho no Seminário Estadual de Divulgação da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil, realizado no Sesi Campinas.

O prêmio tem por finalidade reconhecer e valorizar práticas bem-sucedidas realizadas por organizações da sociedade civil e de governos municipais que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e está sendo realizado em parceria pelo Sesi Campinas, Secretaria-Geral da Presidência da República, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são oito: acabar com a fome e com a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.

A Ceasa irá apresentar o projeto “Banco Municipal de Alimentos”, que funciona numa área dentro da Ceasa e é resultado de convênio com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. O Banco arrecada produtos fora da Ceasa em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias.

Os alimentos coletados passam por triagem técnica e são entregues para 102 entidades assistenciais de Campinas, cadastradas e acompanhas pela Secretaria de Cidadania. Estas instituições atendem em torno de 45 mil pessoas em situação de risco social: crianças, jovens, desempregados, idosos, deficientes, dependentes químicos etc.

Além da seleção e premiação das práticas, o Seminário prevê um circulo de diálogos para troca de experiências sobre a realidade e os desafios para o alcance dos ODM nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas (indicadores e metas) e possibilitar a realização de parcerias e alianças estratégicas para o fortalecimento de projetos e práticas em andamento.

Vamos aproveitar essa oportunidade para firmar parcerias, além de aprimorar nossos programas já em andamento, como o Banco Municipal de Alimentos, o Alimente-se Bem, em parceria com o Sesi e o Programa de Aquisição de Alimentos, do Conab (Companhia Nacional de Abastecimento)”, conta Tânia Mara Evaristo Moumeso, coordenadora do Banco de Alimentos da Ceasa.