Ceasa, Aproccamp e Rota das Bandeiras realizam ação inédita contra hepatite C

A Ceasa Campinas, a Aproccamp (Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas) e a Concessionária Rota das Bandeiras realizaram, na manhã desta segunda-feira, testes para detectar o vírus da hepatite C além de palestra sobre o combate à doença. Destinado especialmente aos profissionais frequentadores da Central, o evento aconteceu nas dependências do Mercado de Flores e aplicou mais de 100 testes por hora.
502 testes gratuitos realizados no evento
O palestrante e Consultor em Saúde, Christian Joseph, destacou as formas de contágio, os tratamentos existentes e os riscos que a hepatite C pode representar às pessoas infectadas.  “Estamos fazendo um trabalho de conscientização: como se pega a doença, o teste, o tratamento. Aqui, nós detectamos a doença. O trabalho de prevenção é o mais importante. A parceria com a Ceasa cria oportunidade para que os caminhoneiros, que normalmente não têm tempo de realizar o teste, cuidem da saúde”, comenta.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hepatite C já contaminou entre 170 milhões e 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Trata-se de uma doença causada por um vírus que ataca o fígado de forma lenta e silenciosa, sem apresentar sintomas físicos para o portador. Ela pode levar até 20 anos para se manifestar e provoca sérios danos à saúde, como cirrose e câncer hepático.
A infecção pelo vírus da hepatite C ocorre por meio de contato com sangue contaminado, que penetra na pele por algum ferimento. Quando detectada precocemente, a Hepatite C tem tratamento, inclusive gratuito e tem cura.
Ceasa: fonte de Saúde e preocupação social
Para Ana Rita Pires Stenico, gerente do departamento de Mercado de Flores, a ação na Ceasa é fundamental pois a Central recebe caminhoneiros de várias regiões do estado de São Paulo e de outros estados. “Os profissionais não possuem tempo, em função da atividade que exercem, para procurar centros ambulatoriais com a finalidade de realizar os testes de hepatite C, por exemplo. Procuramos fornecer aos frequentadores a possibilidade de fazer o teste, contribuindo mais uma vez para a qualidade de vida dos usuários e ratificando que a Ceasa Campinas é fonte de saúde”, comenta.
Josildo de Souza, Vendedor, fez o teste e ficou satisfeito com a iniciativa. “É bom para o pessoal conhecer mais sobre a saúde. Estando aqui perto, na Ceasa, possibilita que as pessoas consigam fazer o teste”, disse.