Ceasa Campinas conquista prêmio RAC-Sanasa com trabalho do ISA

Trabalho de combate à fome e ao desperdício de alimentos de ONG criada pelos comerciantes do entreposto foi o destaque

 

A Ceasa Campinas conquistou nesta quinta-feira (14/12) o Prêmio RAC-Sanasa de Responsabilidade Ambiental 2017, na categoria Terceiro Setor/Organizações, pelo trabalho do Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) – ONG criada pelos comerciantes da central de abastecimento para combater a fome e o desperdício de alimentos e que é mantida pelos permissionários em parceria com a Ceasa Campinas.

É a segunda vez que a Ceasa recebe a premiação – a primeira foi em 2008, com o projeto do sistema de gestão de resíduos do entreposto. A entrega do prêmio foi realizada no auditório Capivari, na sede da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A. (Sanasa), em Campinas, e contou com a presença do diretor administrativo-financeiro da Ceasa Campinas, Miguel Nicolau, e do presidente do ISA, o empresário João Antônio Benassi, que receberam o prêmio.

 

 

O trabalho do instituto foi destacado na reportagem “ISA elimina o desperdício e garante alimento a famílias”, de autoria da repórter Sheila Vieira, publicado no último dia 20 de abril pelo jornal Correio Popular, do Grupo RAC. Outras duas reportagens de projetos sociais da Ceasa – sobre o Banco Municipal de Alimentos e a Cooperativa de Reciclagem Unidos da Vitória – também foram publicadas ao longo da série de matérias que concorreram ao prêmio. No total, foram contemplados seis projetos dentre 34 iniciativas, todas destacadas em matérias especiais publicadas pelo jornal.

“Para nós, da Ceasa Campinas, uma empresa pública que pertence à Prefeitura, é motivo de muito orgulho ter um trabalho social como o ISA reconhecido. Em nome de toda a direção da Ceasa, meu muito obrigado aos organizadores e a toda a equipe do ISA”, disse Miguel Nicolau, que representou o diretor-presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba, ausente por estar em viagem.

Participaram da cerimônia o diretor-presidente do Grupo RAC, Sylvino de Godoy Neto, e o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo - que fizeram a entrega da premiação aos contemplados -, além do o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, convidados e representantes de empresas e entidades participantes.

 

 

 

Critérios e trabalho

Entre os critérios avaliados pelo Comitê Julgador do prêmio estão o impacto das iniciativas como contribuição para o desenvolvimento sustentável, considerando os impactos dos projetos e ações divulgadas e, ainda, a associação dos trabalhos com os cinco pilares da sustentabilidade: ambiental, social, econômico, cultural e político.

O ISA é uma ONG que funciona dentro da Ceasa Campinas. Idealizada em 1984 pelo empresário José Antonio Fernandes da Silva, o Zé Mineiro, foi fundada como instituto dez anos mais tarde, em 25 de agosto de 1994, e é administrada pelos permissionários (comerciantes), com apoio da Ceasa. A entidade surgiu para combater a fome e o desperdício, garantindo o aproveitamento do excedente de hortifrútis e incentivando doações dos comerciantes do entreposto.

O modelo de sucesso do instituto – uma parceria entre os comerciantes e a Ceasa - é mantido até hoje. Frutas, verduras e legumes que não são comercializados, mas ainda muito bons para o consumo humano, são doados pelos comerciantes, recolhidos e estocados em câmaras frias para melhor aproveitamento, após passarem por triagem de qualidade e higienização no instituto.

A entrega dos alimentos às famílias cadastradas acontece nos bairros de maior vulnerabilidade social de Campinas e algumas cidades da região, totalizando 46 pontos de distribuição. O instituto atende cerca de 22,5 mil pessoas por mês e arrecada, em média, 233 toneladas/mês de frutas, legumes e verduras.

 

 

 

Projetos premiados da Ceasa Campinas

 

Prêmio RAC-Sanasa de Responsabilidade Ambiental:

2008 - Sistema de Gestão de Resíduos

O trabalho de reaproveitamento que dá um destino útil e sustentável a todo lixo gerado na Ceasa Campinas foi premiado em 2008 com o Prêmio de Responsabilidade Ambiental promovido pelas empresas Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) e Sanasa. A premiação tem a finalidade de divulgar e estimular ações que contribuam com o meio ambiente.

2017 – Trabalho do ISA de combate ao desperdício e à fome

O trabalho do Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) – ONG criada pelos comerciantes da central de abastecimento para combater a fome e o desperdício de alimentos e que é mantida pelos permissionários em parceria com a Ceasa Campinas – foi o premiado na categoria terceiro setor.

 

Prêmio Responsabilidade Social CPFL-RAC:

2010 - Banco Municipal de Alimentos

Em 2010 o Banco Municipal de Alimentos - que funciona e é operacionalizado pela Ceasa Campinas, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar - recebeu o Prêmio de Responsabilidade Social da CPFL e da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC), um reconhecimento público da importância deste trabalho que combate a fome e o desperdício e ainda promove ações de educação e segurança alimentar.

 

Prêmio Josué de Castro:

2013 e 2017 - Banco Municipal de Alimentos

O Banco de Alimentos – que funciona na Ceasa-Campinas – recebeu em 2013 e em 2017 o prêmio Josué de Castro. O primeiro projeto premiado do Banco foi desenvolvido em parceria com o Sesi de Campinas oferecendo cursos gratuitos de culinária saudável e aproveitamento integral de alimentos a profissionais de cozinha de 34 instituições de Campinas. Neste ano, projeto “Educação Ambiental e Alimentar dos Educandos e Educadores”, uma parceria do Banco de Alimentos com uma das entidades assistidas, também foi premiado.

 

Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar:

2004 - Alimentação Escolar

O Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas - operacionalizado pela Ceasa Campinas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - recebeu em 2004 o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar na categoria “Capitais e Grandes Cidades”, municípios acima de 500 mil habitantes. O prêmio é uma atividade de avaliação, seleção, premiação e divulgação de boas gestões públicas municipais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) promovida pela organização não governamental Ação Fome Zero.