Ceasa Campinas deve retomar a normalidade no abastecimento a partir de segunda-feira

O abastecimento nos mercados da Ceasa Campinas deverá voltar à normalidade a partir desta segunda-feira (04/6). Essa é a expectativa tanto da direção quanto dos comerciantes do entreposto. Após o fim da greve nacional dos caminhoneiros, o movimento de carga e descarga de produtos hortifrutigranjeiros e de flores, plantas e acessórios começou a ser retomado na última quarta-feira e, neste sábado (02/6), chegou a 85% da capacidade total.

“Podemos considerar que o mercado da segunda-feira voltará a operar em sua plenitude. Até mesmo os produtos que exigem maiores deslocamentos, especialmente mamão (Bahia), melão (RN), melancia (Goiás) e abacaxi (TO), já estão presentes e com programação de chegada até segunda”, disse o diretor técnico-operacional da Ceasa, Claudinei Barbosa.

Segundo Barbosa, o total dos prejuízos com a paralisação ainda está sendo calculado, mas já supera os R$ 30 milhões, podendo chegar a R$ 50 milhões, entre produtos que deixaram de ser comercializados e perdas com o custo logístico e operacional dos comerciantes.

 

Mercado de Flores

O Mercado de Flores recuperou boa parte do movimento normal neste primeiro sábado pós-paralisação. O entreposto – que é o maior mercado permanente de flores, plantas e acessórios da América Latina – fechou o dia com 4.200 visitantes contabilizados. O número é metade da média registrada aos sábados no local (cerca de 8 mil pessoas). O movimento do Varejão da Ceasa – que funciona no píer do mercado – também registrou alta. Segundo o gerente do Mercado de Flores, Alexandre Valle, a expectativa é de que a normalidade seja retomada a partir desta segunda-feira.