Ceasa Campinas incentiva bons hábitos alimentares

“Deixe que a alimentação seja o seu remédio e o remédio a sua alimentação”. Hipócrates, supostamente o pai da medicina, tinha razão. A afirmação feita há milhares de anos, traz à tona uma verdade universal: a relação vital entre a alimentação e a saúde depende das escolhas de cada um.

O Ministério da Saúde define alimentação saudável um padrão alimentar que atenda às necessidades biológicas e socioculturais do indivíduo, de acordo com cada faixa etária. Por isso, é um direito de todo cidadão. Nesse sentido, é fundamental para a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis regionais (como legumes, verduras e frutas).

Uma alimentação saudável e adequada auxilia no desenvolvimento e crescimento da criança, pois fornece vitaminas, sais minerais e outros nutrientes ao organismo, contribuindo para um desempenho escolar satisfatório. Está cientificamente provado que uma alimentação saudável contribui para um melhor desenvolvimento físico e cognitivo, fazendo com que o organismo como um todo funcione melhor. Uma alimentação balanceada garante a criança quantidade de energia e nutrientes suficientes para o seu crescimento em plenitude.

A alimentação saudável estimulada desde a infância faz com que ela adquira bons hábitos alimentares, prevenindo várias doenças como a anemia, hipertensão, diabetes, hipotireoidismo, sobrepeso, obesidade entre outras que poderiam afetar o indivíduo quando adulto.

A literatura nos mostra que hábitos alimentares saudáveis adquiridos desde cedo prolongam a saúde. As crianças devem ser estimuladas desde a infância a experimentar alimentos saudáveis como frutas e legumes que podem ser oferecidos através das papinhas. Além de nutritivo, a experiência passa a ser saborosa e perdura por toda a vida. Uma boa alimentação pode traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental do ser humano, garantindo longevidade e uma melhor qualidade de vida.