Ceasa Campinas recebe visita de grupos de universidades e associações de produtores

 A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa Campinas) recebeu nesta semana a visita de vários grupos de universidades, centros de pesquisa e associações de produtores dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Espírito Santo, do Distrito Federal e até de outros países, como Chile e Itália. Os visitantes, muitos deles alunos de agronomia, conheceram de perto o Mercado de Flores e o Mercado de Hortifrutigranjeiros do entreposto e participaram de palestras sobre a história dos mercados e da Ceasa.

Entre os visitantes, estavam alunos e representantes da Universidade Federal de Santa Maria (RS), Sociedade Educacional Três de Maio (RS), Associação dos Floricultores da Rota Romântica de Ivoti (RS) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre outras instituições. Produtores rurais de Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul, ambos no Rio Grande do Sul, também visitaram a Ceasa na manhã de sexta-feira (23/6). 

 

O estudante Aderlan Ademir Bottcher, de 24 anos, aluno do curso de Agronomia da UFPR, estava impressionado com o tamanho do Mercado de Flores da Ceasa Campinas, o maior mercado permanente de flores, plantas ornamentais e acessórios da América Latina. “É muito grande e tem muita diversidade. Você encontra de tudo aqui. Além disso, o preço das flores é bem melhor do que lá no Paraná”, disse Bottcher, que visitou a Ceasa na quinta-feira (22/6).

Caroline Marche, de 21 anos, outra aluna de Agronomia da UFPR, também elogiou a diversidade do Mercado de Flores da Ceasa. “A variedade chama muito a atenção, é muito interessante. Aqui tem de tudo”, disse.

 

Chilenos

Na quarta-feira (21/6), um grupo de sete chilenos visitou a Ceasa e conheceu o mercado de hortifrútis do entreposto campineiro. Eles foram recebidos pelo diretor técnico-operacional da empresa, Claudinei Barbosa. “Esse grupo veio fazer uma prospecção de mercado. Eles vieram do Chile especificamente para conhecer a Ceasa Campinas”, explicou Barbosa.

 

 

 

Estrutura

Todos os anos, a Ceasa Campinas recebe centenas de visitantes de outros estados e países. As visitas técnicas são acompanhadas por funcionários da empresa e contam com apoio da Assoceasa (Associação dos Permissionários da Ceasa Campinas) e da Aproccamp (Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas).

O entreposto campineiro também conta com um programa regular de visitas monitoradas que recebe estudantes e crianças da rede de ensino de Campinas e região.