Ceasa Campinas, uma linda história de 42 anos

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou da comemoração dos 42 anos da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), nesta sexta-feira, dia 10 de março. A data foi marcada pelo plantio de 42 mudas de árvores no jardim do entreposto, pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, pelo presidente da Ceasa, Wander Villalba e pelos diretores e colaboradores da Ceasa. A ação faz parte do projeto sócio ambiental da empresa.

O presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da Ceasa como polo de saúde e serviço social, agradecendo os colaboradores que dedicaram seu emprenho e trabalho para o entreposto campineiro.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, aproveitou a cerimônia para noticiar em primeira mão, o investimento de uma parceria da SANASA com a CEASA, sobre a construção da estação elevatória de tratamento de esgoto, chamada ETI Vó Pureza. O investimento está orçado em R$1 milhão 328 mil. O prefeito também anunciou o investimento de empresas americanas e chinesas em Campinas, viabilizando a nova tecnologia 5G (novidade no Brasil), orçado em 200 milhões de dólares.

 

 

Segundo o prefeito “nesses 42 anos que a Ceasa completa, nós precisamos saudar aqui, aqueles que passaram pela empresa e deixaram parte da sua vida e história para construir a Ceasa”.

Estiveram presentes no evento o presidente da SANASA e vereadores

Ao longo do mês de março a Ceasa Campinas celebrará seu 42° aniversário com algumas ações beneficentes em suas dependências. Todos os sábados teremos atrações culturais de interação com o público no “Varejão da Ceasa” e também três postos de doação de alimentos, que serão entregues ao Banco de Alimentos de Campinas. A Ceasa Campinas em parceria com o Banco de Alimentos pretende arrecadar 42 toneladas de alimentos não perecíveis.

 

 

Sobre a Ceasa

Em Campinas o primeiro comércio público de hortifrútis organizado da cidade foi o Mercado Municipal, em 1908, que funciona até hoje na rua Benjamin Constant, no Centro. Em 1971 foi instalado no Jardim do Lago o Centro de Abastecimento Provisório (Ceab), conhecido como “Ceasinha”, onde os agricultores e atacadistas comercializavam. 

Em 1972 o decreto nº 70.502 fundou a Ceasa Campinas e a empresa começou a operar em 1975. Em 1989 a Ceasa Campinas foi municipalizada, ou seja, a Prefeitura passou a ter o controle acionário da empresa.

A Ceasa Campinas ampliou sua comercialização em 1993 com uma feira de flores e em 1995 inaugurou o Mercado de Flores. Hoje a Central campineira é referência nacional e é a quarta maior do país.

Com o passar dos anos a Ceasa Campinas evoluiu, tomou forma e tamanho e hoje é gigantesca. Possui uma área de 500 mil m², gera cerca de 5.3 mil empregos diretos, mais de 20 mil empregos indiretos e milhares de empregos no campo. Com mais de 1.100 permissionários (comerciantes) e cerca de 1400 pontos de venda. A Ceasa Campinas abastece mais de 500 municípios e recebe produtos de outras 700 cidades, inclusive do exterior. Comercializa mais de 66 mil toneladas de hortifrútis, flores e plantas por mês, que movimenta cerca de R$ 105 milhões.